RSS
 

SOMOS SERES HUMANOS

Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008



Não é suficiente alimentar o corpo, torna-se indispensável nutrir a mente e a alma com princípios nobres, com coragem e dedicação, com seriedade e lealdade, para que cada um adquira individualidade e discernimento, para que não caia na vala comum da massa que se contenta com pão e circo. O ser humano necessita mais do que isso para atingir a elevada finalidade da vida, pois fazemos parte da espécie dos humanos que receberam este maravilho planeta para o desenvolvimento progressivo, não para que, levado pelo egoísmo e sede de poder, se arvorasse em dono, destruindo tudo, impedindo que outros pudessem usufruir com plenitude as benesses ofertadas pela dadivosa natureza.

Como membros da espécie humana, todos os seres humanos deveriam estar imbuídos do ideal de alcançarmos um estágio tal, em que sejam asseguradas a liberdade de decisão e oportunidades de uma existência condigna através do esforço próprio, para que não se acomodem. A falta desse ideal tem arrastado a humanidade para uma crescente desigualdade material e cultural, cujo aumento das tensões sociais ameaça explodir na violência urbana e na revolta social.

Torna-se imperiosa a conquista de um programa de preparo básico para a vida, pois sem isso estaremos permitindo a formação de enormes contingentes de populações excluídas, sem disciplina, com saúde precária, analfabetos, carregando muito descontentamento no coração.

Nas atuais condições de despreparo para a vida, fatalmente a vida acaba desperdiçada sem que seja alcançado o seu significado mais elevado As misérias em todos os campos agridem e embrutecem e, fatalmente, acabam produzindo um lamentável cenário de degradação humana.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.