RSS
 

RECÉM CHEGADA

Benedicto Ismael C. Dutra
04/05/2009



Foi uma coincidência assistir Recém Chegada exatamente no feriado do dia do trabalho. Numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos o filme mostra a contradição de interesses entre capital e trabalho. Enquanto os trabalhadores da fábrica de produtos alimentícios cuidam da produção, para assegurar o recebimento do salário necessário ao atendimento de suas necessidades, os gestores fazem contas e, friamente, priorizam o resultado financeiro. Eles decidem automatizar a produção e enviam uma eficiente executiva para implantar o novo sistema e proceder aos cortes de pessoal.
 
O filme rola lento como a neve que congela tudo, nem poderia ser diferente em Hollywood, mesmo assim são revelados os conflitos, as rupturas, as soluções. Notável de se observar, a habilidade do chefe da produção em estabelecer a coesão dos trabalhadores para se dedicarem a um projeto novo de resultados imprevisíveis. A educação e o preparo dos trabalhadores norte americanos conduzem o conflito para o encontro de soluções em estágios mais avançados, fato muito importante neste mundo de crescentes polarizações sociais, mostrando que para evitar grandes rupturas, a busca das alternativas viáveis requer serenidade e bom senso de ambas as partes.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”,“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” e “A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade (Madras Editora)”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.