RSS
 

MANIPULAÇÃO DOS MARQUETEIROS

Benedicto Ismael C. Dutra
08/11/2014



No filme Mera Coincidência, de 1997, (Wag the Dog) o presidente dos Estados Unidos, a poucos dias da eleição, vê-se envolvido num escândalo sexual e, diante deste quadro, não vê muitas hipóteses de ser reeleito. Assim, um dos seus assessores (Robert DeNiro) entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para que este "invente" uma guerra na Albânia, na qual o presidente poderia ajudar a resolver, além de desviar a atenção pública para outro fato bem mais interessante para os eleitores.

E não é isso mesmo que fazem os marqueteiros políticos? Inventam histórias, adornam as histórias, depois repetem várias vezes até penetrarem nos cérebros dos incautos que passam a acreditar que todas aquelas histórias bem contadas com forte apelo emocional são expressão da verdade, então perdem o discernimento, não sabendo mais distinguir a verdade da mentira, passando a adorar seus candidatos e a odiar os adversários, culpando-os por tudo que deu errado em suas vidas. Uma comédia sobre a manipulação das mentes. Atualmente, além das mídias usuais, também temos disponíveis as mídias sociais para ajudar a fazer barulho.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.