RSS
 

NOVO PADRÃO CLIMÁTICO CRIA SÉRIOS RISCOS PARA O DESENVOLVIMENTO

Benedicto Ismael C. Dutra
24/11/2014



O que está sendo feito como tentativa de reverter essa nefasta tendencia? Teríamos de estar ampliando a preservação das matas, reflorestando mais, cuidando das nascentes, enfim readaptar-se a uma forma de viver condizente com as leis naturais da Criação.

À medida que o planeta se aquece ainda mais, ondas de calor e outros fenômenos climáticos extremos que hoje costumam ocorrer uma vez em centenas de anos, se tanto, passariam a ser o “novo padrão climático”, criando um mundo com cada vez mais riscos e instabilidade. As consequências para o desenvolvimento seriam graves, à medida que a produtividade agrícola diminui, os recursos hídricos se alteram, o nível do mar se eleva e os meios de subsistência de milhões de pessoas são postos em risco, aponta um novo relatório científico publicado hoje pelo Grupo Banco Mundial.

Os impactos da mudança climática, como as ocorrências de extremos de calor, talvez tenham se tornado inevitáveis porque o sistema atmosférico da Terra está preso em um aquecimento próximo a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais até meados deste século, afirma o relatório. Mesmo que, hoje, sejam empreendidas ações ambiciosas para mitigar o problema, esse quadro não se alterará, completa.

“Este relatório confirma o que os cientistas vinham dizendo — as emissões do passado estabeleceram uma trajetória inevitável rumo ao aquecimento nas próximas duas décadas, o que afetará mais seriamente os mais pobres e os mais vulneráveis do mundo”, afirmou Jim Yong Kim, Presidente do Grupo Banco Mundial. “Já estamos testemunhando temperaturas nunca antes vistas ocorrendo com cada vez mais frequência, chuvas caindo com mais intensidade em alguns locais e regiões sujeitas à seca, como a do Mediterrâneo, ficando mais áridas.”


Fonte: The World Bank




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”,“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” e “A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade (Madras Editora)”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.