RSS
 

A ROCHA FIRME DA VIDA NO COMBATE AO ALCOOLISMO

Benedicto Ismael C. Dutra
09/12/2014



Os doze passos no combate ao alcoolismo contêm uma sabedoria profunda que pode auxiliar a todos os seres humanos no fortalecimento da força de vontade. Quem se dispõe a admitir a derrota diante das armadilhas das trevas para combater o alcoolismo e dar sentido à vida.

Muitas pessoas se deixam derrubar pelo negativismo caindo no desânimo ao sentirem a vacuidade de suas vidas, precisando a cada dia de encontrar um motivo para saírem da cama. No entanto a vida é um presente do Criador para alcançarmos o saber, a paz e a felicidade.

É verdadeiramente terrível admitir que, com o copo na mão, temos convertido nossas mentes numa tal obsessão pelo beber destrutivo, destruímos a vida, incapacitando-nos para reagir. Todos os instintos naturais gritam contra a idéia da impotência pessoal.

Nenhuma outra forma de falência é igual a esta. Os pendores nos afastam da finalidade da vida. O vício de beber nos esvazia de toda auto-suficiência e toda vontade de resistir às suas exigências. Uma vez que aceitamos este fato, nu e cru, nossa falência como seres humanos está completa.

Porém, ao ingressar em A.A., logo encaramos essa humilhação absoluta de uma maneira bem diferente. Percebemos que apesar da derrota total ainda somos capazes de dar os primeiros passos em direção à libertação e ao poder. Nossa admissão da impotência pessoal poderá se tornar a base de rocha firme através do querer e da força de vontade sobre o qual poderão ser construídas vidas felizes e significativas de verdadeiros seres humanos, lembrando-nos do Primeiro Mandamento: "Eu sou o Senhor teu Deus; não terás outros deuses ao meu lado!".



Os 12 Passos A.A.

  • Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
  • Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
  • Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
  • Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
  • Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
  • Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
  • Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
  • Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
  • Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.
  • Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
  • Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
  • Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses Passos, procuramos transmitir essa mensagem aos alcoólicos e praticar esses princípios em todas as nossas atividades.

Ao colocar Deus acima de todas as coisas na intuição, o ser humano liberta-se da idolatria e se liga a um fio de luz que em meio a escuridao o auxiliará na busca do caminho para Luz.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.