RSS
 

O PERIGOSO AUMENTO DA VIOLÊNCIA

Benedicto Ismael C. Dutra
03/08/2009



Cidades como o Rio de Janeiro decaíram fundo com a favelização ampla de sua população sem opções de vida. Agora é a vez de São Paulo, as favelas surgem da noite para o dia em volta da cidade, e nelas os seres humanos habitam nas mais precárias condições. Com a crise surge o aumento da violência. Sobe o numero de homicídios e de roubos. Aonde vamos parar com toda essa insegurança?
 
Os fenômenos não acontecem aleatoriamente como obra do acaso. A Terra não surgiu por acaso. A vida não surgiu por acaso. Tudo tem um propósito. Cabe aos seres humanos a missão de desvendar o propósito último da vida, pois para isso receberam a necessária capacitação. Não há um determinismo na vida.
 
Quando os seres humanos se descuidam disso, construindo a vida sobre bases falsas, as consequências não tardam a surgir. Durante muitos séculos temos propagado uma noção de desenvolvimento imediatista e perigosa para o meio ambiente e para própria humanidade.
 
A história humana é moldada, automaticamente, pelas leis naturais da Criação, de acordo com o querer íntimo dos indivíduos e dos povos. A mudança de rota é possível até um determinado ponto limite, a partir daí não há mais volta, e as consequências se tornam inevitáveis. Ainda resta um pouco de tempo para os indivíduos que, sinceramente, buscam pelas rotas da paz e do progresso espiritual e material, tomem um novo rumo. 
 
O ser humano está na Terra para evoluir e alcançar a legítima felicidade. Necessitamos agir para que esse conceito se transforme em realidade. A paz e a melhor qualidade de vida estão ligadas ao aprimoramento da qualidade humana em todos os sentidos. Sem uma educação ampla e real, livre de dogmatismos e fanatismos, os seres humanos jamais alcançarão a necessária capacitação e preparo para a vida, tornando-se aptas para conquistar um futuro continuamente melhor e mais risonho.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.