RSS
 

QUALIDADE DE VIDA

Benedicto Ismael C. Dutra
14/01/2015



A palestrante do Clube em 07/01/2015 iniciou sua apresentação perguntando para reflexão sobre o significado e da definição de qualidade de vida. Qualidade de vida é estar em equilíbrio, satisfeito com a própria vida, ter hábitos saudáveis, estar motivado, amar a si próprio e ao próximo. Para ter qualidade de vida é preciso considerar quatro pilares que compõem a vida do ser humano: o mental, o físico, o emocional e o espiritual.

No mental, temos que assumir o controle da vida, assumir realmente as rédeas da própria. É uma questão muito importante, porque quando nós sabemos realmente onde queremos chegar, é mais fácil manter o foco a disciplina e a determinação e conseguimos isso através dos nossos pensamentos.

Sobre o aspecto físico, o que fazemos para cuidar da saúde física? É preciso parar para pensar? Podemos pontuar três itens conhecidos de todos que são: ter alimentação saudável, praticar atividade física e manter uma boa qualidade de sono, pois esses três itens são fundamentais para termos uma boa saúde física. Para isso, é preciso termos metas estabelecidas e objetivos claros e possíveis de serem atingidos, pois só assim não corremos o risco de desenvolver frustrações que coloquem em risco nosso bem estar e assim, prejudicar nossa qualidade de vida. Falando um pouquinho sobre o aspecto emocional, precisamos ter consciência sobre o modo com a qual lidamos com as emoções.

Existem quatro emoções básicas, que são a alegria, a tristeza, o medo e a raiva. Todo mundo quer ter só alegrias, porém muitas vezes somos acometidos por emoções negativas e como lidar com isso? Como conseguir controlar essas emoções e não sermos dominados por elas? Precisamos refletir e a partir da reflexão tomar algumas atitudes e realizar as mudanças necessárias e a partir daí abrir um leque de possibilidades para nossa vida, conquistando o aprendizado, mudança, e então novos aprendizados e uma mudança positiva que faça com que as tristezas sejam apenas mais um componente da vida, mas que não sejam permanentes e vivam a nos causar danos. O medo por exemplo, apesar de ruim, serve para nos proteger, fazer com que fiquemos mais cautelosos diante de alguma situação difícil ou de perigo. É preciso acolher mesmo as emoções negativas, reconhecê-las, acolhê-las e nos harmonizar com elas e não as deixando tomar conta de nós, definir quem somos.

Falando sobre o aspecto espiritual, logo pensamos, qual é o sentido da nossa vida. O trabalho por exemplo. O trabalho representa apenas nosso ganha pão?

Se for, então podemos dizer que o trabalho é apenas nossa profissão e assim, poderá trazer junto com o dinheiro frustrações, que certamente comprometerão nossa qualidade de vida. Já quando ele é algo que nos move, que nos satisfaz, então ele será a nossa missão e o teremos como um sentido para nossa vida, cumpriremos bem nossa missão e com certeza teremos mais qualidade de vida dessa forma.

Podemos concluir que tudo o que prejudica e compromete nossa qualidade de vida, pode nos fazer ficar doentes fisicamente.

Roberta Martins finalizou sua fala deixando seu contato aos presentes ro.martin@uol.com.br e deixando para apreciação uma prece irlandesa:

"Eu espero de coração que a estrada se abra a sua frente,
que o vento sopre levemente em suas costas,
que o sol brilhe morno e suave em sua face,
que a chuva caia de mansinho em seus campos
e até que nos encontremos de novo que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos."




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.