RSS
 

SELMA – A LUTA DE MARTIN LUTHER KING

Benedicto Ismael C. Dutra
09/02/2015



O filme mostra a rigidez dos preconceitos raciais nos Estados Unidos que se opunha à concessão de direitos iguais aos negros que liderados por Martin Luther King, em 1965 caminhavam da cidade de Selma, no interior do Alabama, até Montgomery, a capital, em busca do direito de votar.

O filme, apesar da dramaticidade, prende a atenção do público que gosta de acompanhar as oscilações da humanidade, ora baixando o nível, ora se esforçando pela melhora das condições gerais de vida.

Em dado momento de tensão King se põe a fumar, a cena desnecessária tem todo o jeitão de comercial de cigarro. Mas há um outro momento surpreendente quando King e seus amigos se reúnem num almoço familiar, revelando amizade e consideração no pensamento homogêneo e coesão em busca de seus direitos humanos na comunidade americana.

Se pararmos para pensar: quem somos nós, e o que estamos fazendo neste Planeta, ficaremos estarrecidos com a brutalidade dos grupos preconceituosos. O presidente Lindon Johnson, mesmo observando o tratamento injusto sentia-se travado para agir, mas quando as coisas esquentaram posicionou-se com firmeza, estabelecendo as condições legais para dar aos negros americanos o direito de votar e progredir.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.