RSS
 

RESPEITO E CONSIDERAÇÃO

Benedicto Ismael C. Dutra
27/06/2015



Pessoas de mais idade e os Rotarianos em geral sempre primaram pelo respeito e consideração ao próximo. As crescentes dificuldades nas megalópoles estão gerando insensibilização e falta de consideração, principalmente na atuação dos mais jovens. A vida apressada tem enfraquecido nos humanos a empatia e a percepção de que, assim como nós, o próximo enfrenta as mesmas dificuldades e é merecedor da mesma consideração que ele tem para conosco.

No entanto, vendo o comportamento dos outros, as pessoas vão perdendo o respeito, se tornando individualistas. Alguns gostam de burlar as filas, a ordem de chegada. No trânsito sempre aparecem os espertos que avançam pela faixa paralela passando na frente dos que com paciência esperam a sua vez, retardando a todos que respeitam a ordem. Para satisfazerem o seu egoismo, em prejuízo dos demais, eles quebram a indispensável harmonia para o bom relacionamento humano.

Fazem parte ainda da falta respeito e consideração ao próximo a desconfiança e a inveja, a irritabilidade, a grosseria e a brutalidade; numa palavra, a falta de autodomínio e de educação.

Para cultivarmos a paz e a boa convivência é muito importante observarmos esses acontecimentos para a conscientização geral de que, a liberdade de cada pessoa, tem como limite o direito do próximo.

 

Fonte: Rotary Club (pdf)




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


Edson da Cruz Maria (ed_maria@ig.com.br) comentou em 04/09/2015 - 11:09:06

Respeito e consideração pelas pessoas independentemente da idade. É sinal claro de pessoas que cuidam do seu desenvolvimento pessoal.

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.