RSS
 

ÁGUA O SUSTENTÁCULO DA VIDA

Benedicto Ismael C. Dutra
28/06/2015



A água está presente em tudo, do nosso corpo, aos alimentos e na maioria dos produtos que consumimos. Sem água a vida se esvai. O mais lamentável na espécie humana é a displicência e o comodismo de não querer olhar para o futuro com responsabilidade.

A questão da água é seriíssima, assim como a dos dejetos humanos. Da mesma forma como nos preocupamos em ter com o que se alimentar e com a água potável, deveriam as nossas preocupações também estarem voltadas, na mesma intensidade, para a preservação das florestas, o destino do lixo e o tratamento do esgoto.

O ciclo da água é perfeito. Nascentes, rios, mananciais, solo, florestas, sol, chuvas, tudo interligado, até que o homem passou a interferir arbitrariamente, sem observar como a natureza funciona. As margens dos rios e em torno das nascentes precisam ter preservada a sua vegetação sob pena de perderem a força e irem secando. O resultado está aí na nossa frente: o risco da falta de água.

A população tem aumentado continuadamente e se concentrado nas grandes cidades, o consumo na agropecuária aumentou vertiginosamente. Se de um lado o consumo global de água vai num crescendo, a destruição das florestas, a poluição dos mananciais e as alterações nos índices pluviométricos estão reduzindo as reservas hídricas no Brasil e no planeta. Sem água não há condições para a vida.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


B. Dutra comentou em 01/07/2015 - 19:07:47

Sem água potável não há condições para a vida. Por que a população não está cobrando das autoridades, de forma intensa, planos de saneamento básico, destinação adequada do lixo e preservação das áreas florestadas? Falta conscientização e interesse?

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.