RSS
 

O HOMEM IRRACIONAL

Benedicto Ismael C. Dutra
03/09/2015



Novo Filme de Woody Allen mostra um professor de filosofia frustrado com a vida, (Joaquin Phoenix) que dizia aos seus alunos que o cérebro não capta tudo, e por isso temos de usar a intuição. No entanto, ele era dominado pela vacuidade de sua existência sem propósito, sem reconhecimento do significado da vida, e pelas ideias mórbidas cultivadas pelo raciocínio. Vidas inúteis que seguem rumo à destruição, atraindo a igual espécie para a ruína.

Muitas pessoas estão aborrecidas com o que fazem e com a própria vida, então procuram alguma atividade que as distraia que mantenha a mente ocupada, o que encontram nos jogos. Ninguém lê nem escreve. O filme mostra a vacuidade da vida dos personagens, o vazio existencial, embora pessoas mais amadurecidas, porém distantes da vida espiritual.

Sua função deveria ser despertar os alunos para as coisas importantes da vida, mas desdenhava de tudo sem propor alternativas, a não ser a garrafa de bebida que sempre trazia consigo. O professor Abe Lucas deu um sentido falso à sua vida aborrecida e tediosa.

Ouvindo uma conversa numa lanchonete o professor viu a possibilidade de fazer um jogo macabro de probabilidades com a vida, planejando cada detalhe para preencher a sua mente inútil e vazia de propósitos. Tudo na vida está ficando um jogo, no caso dele, de probabilidades. Deu azar, crime e castigo. A reciprocidade dando ao indivíduo dominado pelo raciocínio e falsos conceitos, o que ele fez por merecer, pois a namorada Jill, (Ema Stone) prontamente intuiu que ele agiu de forma errada.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”,“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” e “A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade (Madras Editora)”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.