RSS
 

A Maçonaria - História, personagens e ação

J. B. Oliveira
08/12/2016



O Rotary Club de Sâo Paulo em sua 18ª. Reunião Ordinária do Ano Rotário 2016-17, realizada em 23/11/2016 recebeu como palestrante do dia o Advogado, Escritor e Jornalista JB Oliveira, que falou sobre a Maçonaria.

 A maçonaria é uma sociedade secreta, ateísta, apátrida que não reconhece os valores pátria e família. Talvez já  tenham  ouvido  uma  dessas  ou quiçá todas estas assertivas sobre a maçonaria, mas posso afiançar que quem as proferiu foi uma pessoa mal informada ou mal formada e essas alegações não passam por um crivo bem rudimentar da razão. Como pode ser secreta uma sociedade  que  recruta  em  sua  comunidade os seus membros, que tem o seu edifício conhecido caracterizado  e  denominado,  que  na entrada de determinadas cidades ou mesmo em bairros tem lá seu emblema marcando a sua presença ali, que  tem  os  seus  registros constitutivos depositados em um cartório público de registros de títulos e documentos.  

Mais  secreta do que essa organização só a polícia secreta fardada. Porque é claro que está sempre a vista de todos: o que é? Onde está? O que faz a maçonaria? Não sendo secreta, contudo é discreta porque pela sua própria norma de conduta não divulga os seus feitos, a sua obra, o seu trabalho; é  a  sua  maneira  de  desenvolver  a sua  atividade.  Quanto  à  sua  história,  podemos  dividir  a  maçonaria em duas maçonarias: a Mítica cujas origens se perdem  na  noite  dos  tempos  e  há  quem  a  coloque  lá  entre  os sumérios,  os  babilônios, os egípcios e mais comumente entre os hebreus.  

Os  antigos  hebreus, uma  vez  que  o  templo maçônico obedece a mesma conformação do Templo de Salomão. Muitas das tradições e histórias através das quais se transmite a filosofia maçônica tem a ver com a história dos hebreus. Essa maçonaria mítica, portanto é incomensurável e não sabemos onde exatamente começa. A outra é a Maçonaria Histórica que tem  a  sua  origem  entre 24/06/1717.  Portanto,  no começo  do  século  XVIII  é  quando  algumas  lojas  da  Inglaterra  se unem  e  formam a Loja Unida da Inglaterra. Esse não é de fato  o  início,  uma  vez  que  as  lojas  já existiam, elas apenas se unificaram na ocasião para formar esse corpo. A partir daí a maçonaria tem toda  a  sua  história em  atos  e  em  registros  e  a  qualquer  instante  pode  se  recorrer  a  um desses  registros  e conhecer o que se passou naquela ocasião. Uma das  características  da maçonaria  é  a  condição de  considerar  todos os  seus  membros, seus associados como irmãos. Este é o  tratamento,  este é o  respeito.

Da  porta  do templo  para  dentro  todos  os  títulos por mais importantes que sejam, professor, doutor,  comendador,  senador,  o  que  quer que seja fica do lado de fora da porta; para dentro são todos irmãos que demonstram esta  igualdade  pretendida  entre  os  seres  humanos. A maçonaria tem uma trilogia: Liberdade,  Igualdade  e  Fraternidade,  que alguns dizem que ela teria tomado da Revolução Francesa. Na realidade é o inverso porque a Revolução Francesa é de 1789 e a Maçonaria de 1717. O ideário da Revolução  Francesa  se  espelhou  naquela  trilogia  Liberté, Égalité  et  Fraternité.  Entre  os grandes vultos da maçonaria, nos EUA os primeiros presidentes eram todos maçons, a  começar,  por  George  Washington  e  no  Brasil  podemos  citar  desde  Rui Barbosa,  Saldanha  Marinho,  Gama  Cerqueira  e inúmeros outros que sempre propugnaram pela liberdade, igualdade e fraternidade no nosso país. 
 
Áudio completo da palestra em www.rotarysp.org.br/podcast. 
Comissão do Boletim Servir



*J. B. Oliveira é Consultor Empresarial, Advogado, Jornalista, Professor Universitário e Escritor. “Falar Bem é Bem Fácil” é uma de suas obras. http://www.jboliveira.com.br/ jboliveira@jbo.com.br
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.