RSS
 

Jackie

Benedicto Ismael C. Dutra
14/02/2017



 Jackie, dirigido por Pablo Larrain,  é um filme bem feito, embora se restrinja ao assassinato e enterro do marido de Jacqueline Kennedy (Natalie Portman), o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy (Caspar Phillipson), em 1963, dando origem a teorias de conspiração. No Brasil, também tivemos um presidente JK – Juscelino Kubitschek -, falecido em 1976 num obscuro acidente automobilístico. 
 
Em visita a Dallas, em carro aberto, o presidente americano foi atingido por tiros no crânio, vindo a falecer, o que abalou profundamente Jackie que estava ao seu lado. A trilha sonora é tenebrosa e o realismo impecável, dando ênfase ao sofrimento da ex-primeira dama viúva. São cenas íntimas de alguém que sofreu uma perda muito grande: a do companheiro e pai de seus filhos, que foi brutalmente assassinado. De passagem é mostrado Lee Oswald, o suposto autor do crime, que foi preso e assassinado antes de ser julgado.
 
Em Arlington, antes do sepultamento, Jackie fala com um padre, mas a conversa é frouxa diante do sofrimento pelo qual ela estava passando, ansiosa para entender o que havia acontecido. As perguntas que ela fez foram respondidas com uma argumentação dessarroada, incentivadora do comodismo a respeito da busca da compreensão do significado da vida e dos porquês da existência humana, cujo conhecimento ficou extraviado lá atrás, no passado longínquo da humanidade. Ou seja, exatamente o oposto do ensinado por Jesus: "Procurais e Achareis". Isto é, o encontro só pode se dar se houver a procura sem comodismo nem indolência. Um filme que aguça a mente, mas fica longe dos finalmente.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”,“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” e “A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade (Madras Editora)”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.