RSS
 

O segredo de Darwin - a busca da origem e significado da vida


03/08/2017




Tendo como ponto de partida a teoria evolucionista de Darwin, o livro “O segredo de Darwin”, de autoria de Benedicto Ismael Camargo Dutra, mescla ficção e realidade, abordando questionamentos a respeito do sentido da vida e retomando enigmas que há séculos despertam a atenção das pessoas que não se contentam com as explicações pueris relacionadas à nossa origem e à nossa existência. Os leitores são convidados a acompanhar a aventura de um grupo de jovens estudantes da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que anseia pela melhora geral do mundo e acidentalmente se envolve no confronto entre duas facções que querem para si um misterioso documento, supostamente escrito pelo célebre naturalista Charles Darwin, na expectativa de que ele avalize os seus fins.
 
A trama também mostra o embate entre os personagens. Alguns, conscientes da necessidade da cooperação entre intuição e razão; outros, colocando a frieza do raciocínio e a astúcia em primeiro lugar como arma na luta pela sobrevivência.
 
No mundo atual, segundo Dutra, as pessoas estão se perdendo pela falta de propósitos elevados. As concepções humanas se afastaram da realidade espiritual acarretando infortúnio e retrocesso na escalada da evolução, enquanto o planeta Terra vai perdendo sua condição naturalmente automática de sustentabilidade pela ação do homem. Há muitas coisas em flagrante oposição ao progresso da humanidade. Somos fruto de um majestoso desenvolvimento progressivo. No entanto, temos de respeitar os limites naturais e não praticar ações nocivas a nós mesmos e à natureza, pois ficamos subordinados às consequências de nossos atos. O problema é que, ao longo da nossa evolução, levados pela cobiça, em vez de reconhecermos e observarmos os mecanismos das leis naturais da Criação, optamos pelo caminho destrutivo do imediatismo, pondo em risco as próprias condições necessárias para a vida. “O mundo precisa de uma nova geração, forte e com discernimento para estabelecer alvos de continuada evolução humana, e foi o que me inspirou a escrever esta obra”, finaliza o autor.
 
Serviço:
Livro: O Segredo de Darwin – a busca da origem  e significado da vida
Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra
ISBN: 9788537010754
160 páginas
Madras Editora
 



Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.