RSS
 

Estética bucal


13/11/2017



Como profissionais, sugerimos a prevenção para o cuidado bucal, a ser feita uma vez por ano, com um check-up Digital Odontológico Preventivo (Clovis Prada, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial)

 Em sua 23.ª Reunião Ordinária do Ano Rotário 2016-17, o Rotary Club São Paulo teve a grata satisfação de receber como orador o companheiro Clovis Prada, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (http://www.pradaodontologia.com.br/), que falou sobre o tema “Estética Bucal”. O cuidado e a preocupação com Estética Orofacial remontam aos tempos antigos, desde o “homem vitruviano de Leonardo Da Vinci, quando no Renascimento o artista conseguiu definir as proporções ideais do corpo humano dentro de um quadrado e um círculo. O arquiteto romano, Marco Vitruvio, pai da ideia, na idade média, não havia conseguido. Há que considerar os diversos tipos de formato de rosto, assim como as diferenças entre sorriso feminino e o masculino. As referências básicas para considerar harmônica a face deve levar em conta o tamanho dos dentes, o alinhamento dos lábios e pouca exposição da gengiva e sulco nasolabial suave. 
 
Atualmente, a odontologia conta com importantes aliados, complementos importantes para harmonizar a face. A Toxina Botulínica e o Ácido Hialurônico têm sido aliados. Hoje é possível se conseguir uma perfeita harmonia no posicionamento e alinhamento dos dentes graças às evoluções na área. A desarmonia caracteriza-se pela alteração de linha mediana, sorriso gengival classe II (mais exposição de gengiva) e plano oclusal desequilibrado. Modernas técnicas como o Sistema CAD-CAM, que compreendem o escaneamento da boca, permitindo ajustes que culminam na confecção de peça pronta no aplicativo com próteses, que quando colocadas transformam qualquer sorriso, corrigindo assim irregularidades e imperfeições. 
 
Podemos contar ainda com coroas, facetas, fragmentos e lentes de contato em porcelana fundida, a partir de tratamento bastante conservador. Até mesmo as gengivites passaram a contar com tratamento mais efetivo e rápido. Contamos também com o SNAP ON SMILE, que permite aos profissionais, a partir de Moldagens, promover a execução de tratamento sem qualquer desgaste dos dentes com prótese que os recobre e que o próprio paciente coloca e remove e mantém a mastigação normal. Além da gengivite, outros problemas são tratados com a mesma efetividade como a retração gengival por trauma de escovação, por exemplo. 
 
Como profissionais, sugerimos a prevenção para o cuidado bucal, a ser feita uma vez por ano, com um check-up Digital Odontológico Preventivo através de imagens ampliadas, radiografias e exame clínico (cadeia ganglionar, glândulas salivares, ATM e mucosas). Imagens ampliadas em 60 vezes evidenciam eventuais processos patológicos e desgastes em sua fase inicial. E ainda diagnostica problemas incipientes, não perceptíveis a olho nu, nos dentes, nas mucosas e nas restaurações.
 
Veja a íntegra da palestra em http://www.rota-rysp.org.br/podcast
 



Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.