RSS
 

CRIAÇÃO

Benedicto Ismael C. Dutra
23/03/2010



Creation, EUA-2009

“É interessante contemplar uma ribanceira cheia de vegetação, com plantas de muitas espécies, pássaros cantando nos arbustos, com muitos insetos voando e vermes se arrastando pela terra úmida e refletir que essas formas elaboradamente construídas, tão diferentes umas das outras e mutuamente dependentes de maneira tão complexa, foram produzidas por leis que atuam à nossa volta.” (Charles Darwin, A Origem das Espécies)
 
Criação, dirigido por Jon Amiet, apresenta inicialmente imagens bonitas que dão ao observador atento uma pálida idéia de como a Terra nasceu. O filme mostra como o naturalista Charles Darwin foi construindo a sua visão da criação dos seres vivos, seguindo um ordenamento em milhões de anos, para a partir das formas mais simples, surgirem as mais complexas num miraculoso processo de mutação e aperfeiçoamento das espécies.
 
O casal se reunia com os filhos. Charles era um bom contador de estórias. Emma lia para os filhos. Com a morte prematura de sua filha Annie, as explicações dogmáticas não mais se acomodavam em sua mente inquieta, percebia que os religiosos haviam trocado a realidade natural pelas teorias engendradas por eles, o que frustrava os espíritos inquietos que queriam pesquisar além das aparências para compreender a vida como ela é.
 
Vivendo dramas íntimos, ele constatou que a consanguinidade não é adequada para o aprimoramento das espécies, no entanto não descobriu o mistério do sangue, da sua formação e extinção, nem o seu significado para a vida dos humanos.
 
Em suas pesquisas ele percebeu a importância da lei da gravidade pressentindo a existência de outras leis naturais. Na Criação tudo é movimento renovador impulsionando a evolução e o aprimoramento. Tudo se transforma, nada permanece estagnado, tudo é vivificado pela energia criativa.
 
Para quem assistiu ao filme recomendo a leitura do livro de minha autoria “O segredo de Darwin”, editora LCTE. Para quem não assistiu, recomendo também.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.