RSS
 

“SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ FUTURO”

Benedicto Ismael C. Dutra
15/05/2010



A frase acima é de Asha-Rose Migiro, vice secretária-geral da ONU, e está em seu artigo “Sede de Aprender”, publicado na Folha de São Paulo, em 9 de maio, debatendo um tema profundo e necessário. Migiro refere-se, no artigo, aos problemas do Haiti, mas podemos perceber que tudo que ela escreveu se aplica ao Brasil e a outros países atrasados como nós. As crianças querem aprender. Temos que dar-lhes oportunidades.
 
“A reconstrução começa pela escola”, afirma Migiro. Não só no Haiti, acrescento, mas em todas as regiões onde a violência urbana está aumentando, como atualmente em muitas cidades do Brasil.
 
A vice-secretária diz que a escola faz mais do que ensinar. “Dá às crianças a impressão de volta à normalidade no meio do caos. É um local de paz e refúgio. E, sobretudo, oferece esperança no futuro”, explica Migiro.
 
“No Haiti, a taxa de analfabetismo é uma das mais altas do hemisfério e a taxa de escolaridade é muito baixa. Dois em cada cinco adultos não sabem ler. Menos da metade das crianças iam às aulas antes do terremoto”. Pensando bem, o cenário que a vice-secretária descreve em seu artigo não é muito diferente de outras regiões pobres de inúmeros países.
 
A solução apresentada pela vice-secretária da ONU para os problemas do Haiti também pode ser aplicada para muitos outros locais do mundo: “o Haiti só poderá se desenvolver na medida em que o ajudemos a educar as suas crianças”.
 
As novas gerações estão ansiosas para dar um novo rumo à nossa trajetória. Devemos oferecer-lhes o adequado preparo mostrando-lhes a importância da leitura. A educação é a solução para um melhor futuro. É o principal instrumento para a construção de uma sociedade mais humana e pacífica e em permanente evolução.
 
Migiro conclui propondo uma grande solução: “Livros, professores e educação são a chave para uma vida e um futuro melhor”.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.