RSS
 

Dívidas e soluções


04/06/2019



O Brasil enfrenta um momento econômico-financeiro difícil nas contas públicas, empresariais e pessoais. Não podemos permitir o desânimo, mas sim buscar soluções para revitalizar o país e seu povo esforçado. Veja a seguir o que Fernando José, diretor da Problem Solution, disse a esse respeito no programa Os Imigrantes da Rádio Trianon. (Benedicto Ismael Camargo Dutra).

 O economista Fernando José, diretor da Problem Solution – Consultoria de Gestão Empreendedora e Performance -, foi um dos convidados do programa “Os Imigrantes” no dia 02 de junho de 2019, transmitido pela Rádio Trianon – AM 740 e retransmitido pela Rádio Universal de Santos - AM 810. Apresentada pelo jornalista José Carlos Teixeira e pelo Comendador Manuel Teixeira, com participação do jornalista Sérgio de Castro, Ricardo Granja, diretor da ACSP e do Professor Benedicto Dutra, a edição discutiu, entre outros assuntos, como o tempo pode ser aliado de quem tem dívidas com cartão de crédito.

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o país encerrou o mês de abril com 62,6 milhões de brasileiros negativados, o que representa cerca de 40% da população adulta do país. Entre os consumidores com o nome sujo, mais da metade está em dívida com o banco, o que envolvem pendências com cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e empréstimos. 
 
Acompanhado por sua esposa e sócia, a advogada Rosiris Paula e Silva, Fernando José orientou os devedores a se manterem calmos e buscarem conhecer os seus direitos. “As pessoas ficam assustadas com a inadimplência e cedem a qualquer tipo de pressão dos credores”, analisou o especialista. “É possível usar a dívida como oportunidade para crescer, porque dívida também é patrimônio, e o tempo é favorável para compreender como lidar com as variáveis”, explicou.
 
Cinco dicas práticas 
 
- Entenda quais são os seus direitos! Só podem cobrar, bloquear conta ou tomar bens após uma ação judicial e a decisão de um juiz; 
 
- Respire! Reflita sobre o que o levou à situação de dever e aonde quer chegar, saiba dos seus interesses; - Memória é fundamental! Lembre-se da data em que ficou inadimplente e saiba qual é o valor inicial da dívida; 
 
- Faça seu orçamento! Só pense em pagar uma dívida quando estiver com o orçamento em ordem, produza renda; 
 
- Negocie! Pense em um acordo, proponha, faça o que é bom para você. 
 
Se precisar de ajuda, a Problem Solution está à disposição! O registro da participação do economista Fernando José no programa "Os Imigrantes" está disponível no perfil da Problem Solution no Facebook na íntegra. Acesse!
 
Texto de autoria de Gabriella Paques
 



Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.