RSS
 

PROPÓSITOS DEFINIDOS

Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008



Sem propósitos claramente definidos muitas pessoas estão vivendo em função dos estímulos externos, e trabalhando mecanicamente sem muito interesse e sem se alegrarem com o que fazem.

Desde há muito tempo a humanidade vem perdendo a visão clara da vida. As novas gerações não estão visualizando como objetivo prioritário a conquista do progresso harmônico, indispensável para alcançarmos a paz e a alegria. Como uma praga, se alastra pelo mundo a falta de objetivo pessoal. Muitas pessoas se acostumaram com a falta de significado em suas vidas, considerando-a normal. Nestes tempos de asperezas, em muitas regiões os jovens se agrupam em verdadeiras gangues como refúgio e como meio de extravasar a falta de esperança e a revolta contra o desmoronamento das crenças, sistemas políticos, sistemas educacionais, vida familiar. Cabe às autoridades e à sociedade em geral reverter esse quadro criando oportunidades para atividades benéficas e construtivas.

É nosso intuito chamar a atenção dos pais e responsáveis pela educação, sobre a necessidade de motivar os jovens a se prepararem para a vida. O preparo para a vida é fundamental, pois através dele os jovens adquirem a capacitação mínima para aprender uma profissão, tornando-se aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Cada indivíduo possui as suas capacitações que devem ser desenvolvidas para que a participação individual se integre beneficiadoramente no conjunto. Atualmente, em estado letárgico, os indivíduos estão se acomodando sem exercer a força de vontade própria, vivendo como máquinas, sem motivação para crescer como seres humanos. É preciso reverter esse quadro negativo, propiciando o devido preparo que a vida e a economia requerem. Uma grande parcela da população permanece afastada dos livros, mas não podemos permitir que o hábito de ler seja enterrado passivamente.

A vida e o aprendizado exigem esforço contínuo. É de fundamental importância que todos aprendam ler de fato, como atividade prazerosa e construtiva, pois até agora o desempenho tem sido muito crítico, com habilidade apenas para ler frases bem simples. Sem uma capacitação adequada para ler, as crianças jamais poderão sair dos estágios mais elementares da educação e de nada lhes valerá saírem da oitava série com um certificado de conclusão. Sabendo ler direito os alunos vão começar a raciocinar com mais clareza, vão querer aprender mais e mais como deveríamos ter agido sempre.

Estamos adentrando em um novo período cíclico de depressão econômica e como já ocorreu por diversas vezes isso traz muitas complicações e baixo astral, para enfrentar essa situação temos que fugir da visão paranóica da vida que se esparrama pelos continentes, abrir os olhos e enxergar o caminho que cada um deve trilhar ao encontro da paz e alegria de viver. Necessitamos estar aptos a definir o que queremos para nós, definir nossas metas e seguir em frente sem ódio e sem revolta para evitar o pior.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.