RSS
 

O QUE RESTA DE BOM

Benedicto Ismael C. Dutra
30/07/2010



“Aprendendo a vender ao nosso subconsciente, outra área que os vendedores começaram a explorar cuidadosamente é a que envolve nossas misérias secretas e dúvidas interiores”. (Vance Packard, Novas Técnicas de Convencer)
 
Especializado no estudo do comportamento e das motivações humanas, Vance Packard escreveu vários livros sobre as técnicas de convencer. “Toda uma legião de especialistas se acha hoje a soldo de grandes empresas, sondando as profundezas da mente humana a fim de descobrir os mais íntimos motivos que levam as pessoas a aceitar como verdade aquilo que veem e ouvem com o objetivo de convencer o público à aquisição dos mais variados artigos”.
 
As pesquisas desenvolvidas após a 2ª Grande Guerra visavam alterar os hábitos mais comedidos da população, incentivando os indivíduos a consumirem mais e mais, dando origem à massificação, mas ao mesmo tempo provocando a redução da condição humana ao estado de maquinismo sem individualidade.
 
Cientistas sociais e psiquiatras cooperaram nos estudos que visavam influenciar o comportamento dos consumidores para que comprassem mais e fortalecessem a economia americana através do aumento da produção. Isso fez com que Vance Packard se preocupasse profundamente com o tipo de sociedade perturbadora que se engendrava através da nova engenharia humana, apta a manipular milhões de consumidores simultaneamente, através dos meios de comunicação, desenvolvendo temores e descontentamento. 
 
O fato é que, em sociedades como a brasileira, estamos caminhando para um limite insustentável. É notório que estamos nos aproximando dos limites críticos do embrutecimento com a desagregação familiar, a baixa qualidade humana das novas gerações, o alastramento do uso de drogas e o aumento da violência. Estamos diante de graves problemas. O astro do cinema Sylvester Stallone, cujos filmes são recheados com excessiva pancadaria, foi deselegante em seu comentário sobre o Brasil. No entanto, ele deve ter ficado muito assustado com o que viu por aqui e não podemos discordar dele quando disse que muitas coisas “mostram o quão problemático é este lugar”.
 
Quando observamos o aumento de meninas grávidas precocemente, não podemos deixar de ficar preocupados com o futuro, pois muitas delas não têm o mínimo preparo para serem mães.
 
Alguma ação concreta e consistente precisa ser posta em prática com urgência, pois as mães se quedam assustadas em suas casas sempre que seus filhos mais jovens saem às ruas. Homens e mulheres sempre ficam apreensivos quando precisam se locomover pelas cidades, caminhando ou com automóvel.
 
É necessário que as autoridades e os empresários promovam ações motivacionais urgentes para que seja alcançada a melhora da qualidade humana através de influências positivas, da mesma forma como têm sido aplicadas para o convencimento dos consumidores e dos eleitores, fato amplamente estudado nos livros de Vance Packard.
 
Para alcançarmos um futuro melhor chegou a hora de aplicarmos novas técnicas para que as pessoas sejam influenciadas positivamente para escapar das garras da cobiça, da inveja, do medo e do ódio. Que sejam amantes da paz e da sabedoria, que se esforcem para se tornar seres realmente humanos em busca de um futuro melhor e mais bonito. Ainda resta algo de bom no íntimo de cada ser humano que deve ser mobilizado para a melhora geral através de forte apelo motivacional, antes que seja tarde demais.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.