No cenário atual a educação e o preparo das novas gerações surgem como uma das grandes prioridades do país. No entanto, face ao despreparo de grande parcela da população de baixa renda, em que o casal ou a mãe solteira tem pouca ou nenhuma escolaridade, na família desestruturada, ou se a mãe desconhece os cuidados que deve observar durante a gravidez, tornou-se evidente a necessidade de que a educação tenha ampliada a sua ação desde a gravidez, pois ocorre o sério risco dessas futuras mães não conseguirem os meios para prover uma saudável alimentação durante a gestação prejudicando a criança em formação, o que se agrava com os vícios ligados ao tabagismo, álcool e drogas,
Então, para assegurar a qualidade humana é indispensável dar assistência à mãe, desde a gestação, observando todos os cuidados para que a criança nasça com boa saúde mental e física, impedindo seu comprometimento durante a gravidez. A capacidade de aprender da criança deve ser preservada, pois não basta a escola oferecer educação de qualidade a partir da creche.
Crianças oriundas de famílias carentes despreparadas ou desestruturadas, quando chegam à idade escolar aos 7 anos, já apresentam uma defasagem na capacidade de aprendizado que tende a se manter pelo resto da vida estudantil, com reflexos no futuro desempenho no mercado de trabalho ou, lamentavelmente, na probabilidade de envolvimento com o crime.
“A educação de qualidade depende de um conjunto de ações, devemos destacar a importância da orientação dos pais e da educação infantil desde a gestação. O Brasil precisa de programas de desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, como a melhor ferramenta para corrigir desigualdades e promover o desenvolvimento social”. (Elzio D’Arienzo – A Missão de Educar – Editora Scortecci)
A educação infantil gera efeitos benéficos não só durante a permanência da criança na creche, pois tem desdobramentos que alcançam os ciclos seguintes de estudo e se estendem à vida profissional e à conduta social. Conforme afirma a educadora gaúcha Alessandra Schneider, Coordenadora do Escritório da Unesco no Rio Grande do Sul, “é na faixa etária de 0 a 3 anos que se forma 90% das conexões cerebrais”.
Apreciando melhorias relacionadas ao ensino fundamental, Vanda Engel, doutora em educação pela PUC-Rio, em seu artigo “Afinal, o que é priorizar a educação?”, afirma: ''Apesar destes avanços, nossos grandes calcanhares-de-aquiles continuam sendo a educação infantil e o ensino médio. Ainda não nos conscientizamos que uma criança não nasce aos 6 anos de idade e de que a primeira infância é o período mais importante na formação dos seres humanos".
As crianças que estiveram em creches e cursaram a pré-escola tendem a obter maior sucesso profissional em comparação com as que foram matriculadas no ensino fundamental sem passar pelo ensino infantil.
No mês de homenagens aos profissionais, o Rotary Club de Embu e Secretaria da Educação de Embu, reconhecendo a importância da educação infantil, estão promovendo homenagens ao educador que atua na educação infantil e se destaca pelo seu comprometimento com o trabalho, pautando suas ações numa educação humanizada, que tenha uma relação carinhosa com a criança e que possua qualidades como companheirismo, solidariedade, iniciativa, receptividade, uma prática criativa, entre outros.
Necessitamos dar um novo rumo para a educação infantil, ampliando as vagas nas creches sob os cuidados de educadores que fazem a diferença. Quanto aos adolescentes, além da educação básica devem aprender um ofício, praticar esportes e artes, recebendo valores morais, éticos, respeito e consideração pelo semelhante e cuidados com o meio ambiente. Também deverão receber orientação sobre as questões ligadas à sexualidade responsável e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Enfim, devem adquirir habilidades para enfrentar os desafios da vida com serenidade e bom senso.
A educação plena é a solução para um melhor futuro. É o principal instrumento para a construção de uma sociedade mais humana e pacífica e em permanente evolução.
Face aos relevantes serviços prestados pelos Educadores à nossa comunidade, no dia 22 de outubro,às 16 horas, no Hotel Almenat, o Rotary Club de Embu vai homenagear os educadores das creches e pré-escola, ocasião em que será indicado o educador que representará o segmento da Educaçao Infantil Municipal na Reuniao do Rotary Club, no dia 26 de outubro, às 20 horas, no Gramado Grill, com destaque aos profissionais do ano.