Significado de Mentoria: substantivo feminino, ofício, trabalho ou cargo do mentor, daquele que aconselha; aconselhamento. Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente, durante um período. Sistema em que alguém mais experiente ou mais velho dá orientações e direcionamentos a alguém mais jovem e inexperiente.
Mentoria humana
Dentro do conceito de mentoria, percebe-se que os primeiros mentores das crianças são os próprios pais; no entanto é fundamental que busquemos o entendimento do porquê nascemos na Terra. O ser humano é a mais importante criatura, mas o alvo prioritário deve ser o de se tornar verdadeiro ser humano por sua capacitação de livre resolução, da qual assume plena responsabilidade tendo, obrigatoriamente, pela lei da reciprocidade de colher as consequências de suas ações.
Há pessoas que podem dar esclarecimentos, auxiliando aos que querem alcançar esse alvo. Não se trata de gurus, pois estes geralmente são procurados por pessoas com pouca força de vontade, baixo discernimento e pouca lucidez no raciocínio. O mentor pode prestar ajuda, porém sempre deve deixar claro que a resolução deve ser tomada pela própria pessoa, em função do querer próprio e em conformidade com a sua capacidade de julgar, pois cada indivíduo é um e cada situação tem os seus aspectos peculiares.
Mentoria pessoal e empresarial
Uma pessoa, ao se sentir insegura para desenvolver alguma atividade que queira, poderia consultar uma pessoa experiente nas questões que terá de enfrentar, mas é indispensável ouvir o eu interior e ter nítida percepção de seu querer e aplicar a sua poderosa força de vontade
Nas empresas de qualquer porte, de qualquer ramo, inclusive na administração pública, um procedimento que daria mais eficiência seria uma mentoria aplicada aos elementos-chave na definição de metas e gestão. Parte do trabalho deveria ser individual, realizado com cada profissional, e todos deveriam compartilhar com sua equipe o conhecimento adquirido, reunindo conjuntamente esses elementos para a criação de uma coesão em torno dos objetivos estabelecidos, com flexibilidade para introduzir mudanças sempre que a realidade o exigir. Na conclusão do processo é importante fazer uma reunião esclarecedora com todas as equipes visando alcançar os melhores resultados possíveis. A experiência é super válida, tanto para fortalecer os indivíduos, como para dar direção unificada às atividades, muitas vezes fragmentadas e dispersas por interesses particulares.
Conclusão
A mentoria, como todas as criações humanas, deveria estar alinhada num único propósito: o do aprimoramento da qualidade humana e da melhora das condições gerais de vida, não apenas com vontade mental, mas com a força do querer interior dos seres humanos.