RSS
 

A intuição e o corpo terreno

Benedicto Ismael C. Dutra
31/01/2022



Os seres humanos são dotados do cerebelo, o canal da intuição, e do cérebro que forma os pensamentos. O intelecto e sua capacitação de raciocinar dão ao ser humano a sensação de grandeza, e com ela vem a vaidade, a inveja e a cobiça, e pensamentos que atraem a igual espécie. Empolgados, os seres humanos passaram a dar ênfase à capacidade de raciocinar, transmitindo-a aos seus descendentes.

Isso foi formando uma barreira que impede o surgimento das intuições mais nobres, ou seja, a voz do espírito que se transforma em pensamentos também subordinados à lei da atração da igual espécie. Daí a importância do mandamento de que para alcançar paz e felicidade é indispensável conservar puro o foco dos pensamentos, pois sem isso estes vão se tornando dominantes, e a intuição deixa de ser ouvida e transmitida para o cérebro que vai ficando sujeito às influências externas recebidas através dos pensamentos.

Por exemplo, o indivíduo sabe que beber em excesso é prejudicial, que fumar é nocivo e tantas coisas que ele faz mesmo sabendo que são erradas e contra as leis da Criação, mas as faz porque perdeu o domínio de si mesmo, tendo permitido o domínio dos pensamentos que são influenciados através da atração da igual espécie.

Assim, o espírito do ser humano vai caindo na inatividade, deixando de cumprir a tarefa de introduzir no seu viver a força espiritual recebida através das intuições bloqueadas pelo cérebro mais fortalecido, em oposição ao cerebelo, mantendo inativo o espírito vivificador do corpo, enquanto os pensamentos vão se desenvolvendo velozmente na trilha dos pendores e da vontade mental. Ou seja, o cérebro pertencente ao corpo perecível assume o comando do querer através dos pensamentos, enquanto o espírito se enfraquece na inatividade, em vez de lutar, se fortalecer e impor a intuição, o querer espiritual, ao cérebro e ao corpo, para que a executem no mundo material, construindo e beneficiando tudo. (Ver a dissertação O Anticristo, Na Luz da Verdade Mensagem do Graal, https://www.graal.org.br)



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.