RSS
 

ESPIANDO PELA FRESTA


15/10/2010



No pequeno se esconde uma semente invisível, pronta para crescer e virar uma árvore muito grande, maior do que os prédios de qualquer cidade.


Há pequenos encontros e desencontros que experimentamos pela vida e pela imaginação e deixamos esquecidos em uma esquina da memória. Espiando pela fresta fala de coisas pequenas como as asas de uma joaninha, um telhado por onde vazam sonhos e um vizinho curioso. Mas quem disse que essas coisas não guardam surpresas?
 
De cada encontro colhemos uma dose de aconchego ou de inspiração e dos desencontros pode nascer uma semente poderosa, capaz de virar árvore crescida dentro de cada um.
 
São 22 frestas reunidas na antologia agora lançada: frestas que representam o olhar curioso para questões que apaixonam ou incomodam, sempre questões que tocam num ponto sensível da vida. A prosa da autora busca o poético e, com frequência, mergulha na infância: espaço propício para a descoberta das tantas poesias da existência e também território simples e despretensioso, capaz de revelar as verdades complexas da vida adulta.
 
Sonho alado, texto que abre o livro, leva a um questionamento sutil sobre as prisões que inventamos e as liberdades conquistadas. A menina ganha um pássaro que acompanha o seu crescimento através das frestas de uma gaiola. Nasce um paralelo entre a prisão do bicho e a liberdade da menina e o questionamento sobre o mundo adulto, que busca preservar um espaço sem amarras.
 
A crônica que dá nome ao livro: Espiando pela fresta narra os encontros de uma criança com a moradora do apartamento vizinho. Até quando aquele menino espiaria a vizinha chegar em casa ao final do dia? E quanto isso agradaria ou aborreceria a vizinha, acostumada ao anonimato da cidade grande?
 
Espiando pela fresta propõe uma reflexão sobre o tipo de influência que exercemos no mundo que nos cerca e sobre a responsabilidade que temos por tantas escolhas. “Tudo o que vibra no interior: os pensamentos em que se investe, a forma como se usa o tempo, as palavras pronunciadas são sementes que desenham a paisagem do mundo”, opina Sibélia Zanon.
 
Todas as 22 frestas são acompanhadas de ilustrações de Fátima Seehagen. Ilustrações que abrigam o lúdico e presenteiam o leitor com espaço expandindo para imaginar, contemplar e saborear os próprios pensamentos.
 
Espiando pela fresta apresenta textos inéditos, assim como outros já publicados no periódico Literatura do Graal: www.graal.org.br
 
À venda nas livrarias Saraiva e Siciliano.
 
As autoras:
 
Texto: Sibélia Zanon nasceu em 1978 em São Paulo. É jornalista, pós-graduada em jornalismo literário pela Associação Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). Trabalhou na área de educação e, por cinco anos, em uma agência de notícias alemã. Atualmente atua como freelancer, fazendo trabalhos institucionais para escolas e empresas e escrevendo matérias para revistas de diversas editoras.
 
Tem interesse especial pela área de educação, pois seus textos são apaixonados por iniciativas que geram transformação. Gosta também de escrever crônicas e passear pela ficção. Este é seu primeiro livro publicado.
 
Ilustração: Fátima Seehagen é formada em Desenho (1973) pelo Instituto Politécnico de Londrina,com extensão em Aerografia e Cenografia. Trabalhou nas áreas de Desenho de Arquitetura, Maquetaria, Publicidade, Ilustração e desde 1992 atua como facilitadora em arte educação, com foco em Criatividade Aplicada. Atualmente coordena cursos à distância na área de Artes Plásticas.
 
A crescente preocupação com Educação Ambiental, enfocando as contradições e os conflitos humanos que se refletem na degradação do meio ambiente, tem fundamentado seus trabalhos, entre eles o vídeo de curta metragem ANIMARECO, apresentado pela TV CULTURA.



Comentários:


Vanessa (vanessaterra2008@hotmail.com) comentou em 26/10/2010 - 15:10:14

Um livro cativante , é assim que descrevo esse livro de contos que nos faz refletir várias situações do nosso cotidiano.
É meu livro de cabeceira, já estou terminando ...rs...meus votos para que essas palavras doces , venham despertar o anseio de algo Maior....
Um abraço
Vanessa


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.