RSS
 

PREPARAR AS NOVAS GERAÇÕES

Benedicto Ismael C. Dutra
09/07/2011



A base para fortalecer as novas gerações está no bom preparo para a vida. Os vídeos se constituem num excelente meio.

É imprescindível incentivar o aumento do interesse e da capacitação para o aprendizado geral, inclusive o profissional. O projeto busca motivar a discussão de temas ligados à qualidade de vida, da busca pela boa formação pessoal e do contínuo aprendizado, indispensável ao aprimoramento humano.

Ao longo de nossa vida somos submetidos a situações traumáticas que prejudicam a naturalidade e a felicidade de viver. Necessitamos conhecer e administrar bem a nossa máquina de pensar para que não sejamos subjugados por ela e por uma visão de mundo racional, fria e materialista. Estar imerso na inconsciência, esgotado e vazio interiormente é uma triste realidade com a qual precisamos lidar, e poderemos lidar se houver vontade sincera para tanto.

A autorrealização humana está nas atividades criativas, na busca das artes como expressão da alma, na conquista de saber progressivo, no esforço para fazer tudo com esmero e dar o melhor de si, e nas realizações que favoreçam o surgimento de melhores condições de vida. Assim, daremos um sentido às nossas atividades, o que elimina a insatisfação interior provocada pela ausência de objetivos, conduzindo a uma vida feliz e completa.

Em meio a tantas mensagens obscuras e derrotistas que permeiam a atualidade, ou do frenesi dos espetáculos fantasiosos que padronizam comportamentos distantes da realidade, necessitamos desenvolver uma percepção mais real e otimista da existência, algo que nos aproxime da naturalidade, do senso de humanidade e da harmonia. Temos de compreender que todos nós contribuímos, consciente ou inconscientemente, para forjar a situação confusa da atualidade e o continuado aumento das dificuldades.

O futuro da humanidade está intimamente ligado ao desenvolvimento das novas gerações. Se elas não se posicionarem de maneira decisiva em relação a si próprias e à sociedade, através da consciência pessoal e responsabilidade, o futuro aponta para um caminho obscuro, repetindo o falhar das lideranças corrompidas que no passado promoveram a decadência em vez da evolução da humanidade.

Em tempos difíceis como os que estamos vivendo, temos que olhar com coragem para nossos problemas e medos, pois se fugirmos deles, ocultando-os de nós mesmos, não teremos como visualizar soluções e superá-los. Neste mundo de desencontros, dificuldades e falta de consideração, necessitamos da alegria verdadeira partindo do nosso íntimo como agradecimento pela existência, para contrapor às inúmeras contrariedades que corroem o aproveitamento pleno da vida, adquirindo coragem e energia para realizarmos nossos sonhos.

Sem rodeios temos de encarar a falta de maiores incentivos para a formação pessoal de qualidade, que promova valiosas contribuições para que as dificuldades da vida sejam enfrentadas com ânimo e disposição de alcançar um futuro melhor. Um futuro possível, que depende de nossa vontade. É imprescindível estabelecermos como meta a formação de uma geração confiante e esperançosa, solidária e com bom preparo para a vida, disposta a construir um futuro promissor, cujos resultados certamente permanecerão ao longo do tempo.

Para este passo desafiador, as novas gerações necessitam, como fatores essenciais que promovem o progresso real:

  • pais preparados para dar aos filhos uma boa orientação moral, ética e espiritual,
  • escolas e educadores comprometidos em transformar crianças e jovens em pessoas responsáveis e com valores sólidos,
  • oportunidades de trabalho e realização pessoal.

Queremos gerações aptas a desenvolver o seu potencial criativo. Que tenham capacitação para uma convivência pacífica e qualidades para enfrentar os grandes desafios da vida, sem transformar o planeta num deserto inóspito e desumano.

Acompanhe os vídeos.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


Odilon (odiloncorreia@cgconsulting.com.br) comentou em 10/07/2011 - 19:07:00

caríssimo Dutra.
Perfeitamente de acordo. Temos que preparar os jovens para que sejam melhores que nós, se prtendemos que o mundo evolua.
Este seu tema dá uma fantástica palestra no Jardim América.
Eu ja vou relacioná-la para agendar
Seu admirador
Odilon


Benedicto Dutra comentou em 12/07/2011 - 11:07:40

Prezado Odilon,
Sao comentários como o seu que nos impulsionam. Temos que promover a melhora do preparo para a vida através de ensino técnico profissionalizante e de civilidade, consideração e formação humana, que promovam o progresso e nos livre da barbárie.
Receba meu abraço,
Dutra


Nelson Lan. Tavares (nlantav@gmail.com) comentou em 12/07/2011 - 17:07:25

Caro Dutra,

Muito bom, você esta refinando a essencia do tema, e vai tocando em cada qualidade que interessa aos jovens. Devemos evitar o blá-blá-blá longo e focar nos erros e nas qualidades.A revista das qualidades.3 sairá na próxima semana, junto com o Projeto qualidade Humana Individual.A Dilma está parada e o MEC está perdido no Projeto de Qualidade Educacional.


Gunter Wolfgang Pollack (gunterwp@uol.com.br) comentou em 15/07/2011 - 14:07:18

Caro comp.Dutra: no natural consenso de estarmos num país potencia- hoje liderando a FAO- cabe-nos a reponsabilidade de apoiar as nossas novas gerações apontando as melhores alternativas para o seu desenvolvimento,porém sempre dando o exemplo de probidade e bom senso. Parabens. Abraços. Gunter

Benedicto Dutra comentou em 21/07/2011 - 09:07:57

Caros Companheiros,
Com alegria recebi seus comentários.
Acho que uma nova visao se vai formando entre os Rotarianos:
Queremos um Brasil rico, com boa educação para todos e preparo para a vida, e sem as misérias de milhões de excluídos da vida real. Os líderes precisam oferecer uma visão compartilhada de conquista de um futuro melhor para todos, com seriedade e o esforço de todos, com saúde, educação e continuada melhoria na qualidade de vida da população.


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.