RSS
 

CERÉBRO CRIATIVO OU DESFOCADO

Benedicto Ismael C. Dutra
13/08/2011



Além da memória, temos que alimentar o eu interior, e fortalecer a intuição, pois ela é que direciona a pesquisa

Os mecanismos de busca estão despreocupando as pessoas da necessidade de reter informações para serem processadas através da memória e do raciocínio. Na era da internet passamos a ler de forma mais rápida e superficial, habituando o cérebro a uma forma de leitura inquieta e com menor concentração, como abelhas esvoaçando de flor em flor. No entanto, elas colhem e armazenam o néctar, os leitores, desfocados, não estão preocupados com isso.

As gerações anteriores liam sem pressa aprofundando-se nos temas, analisando e comparando, predispondo o cérebro a um trabalho mais atento. Para ler um livro temos de colocar a atenção nas páginas para absorver o seu conteúdo e integrar o aprendido. A internet cria uma certa tensão, pois as conexões estão sujeitas a falhas e isso se transmite ao hábito da leitura reduzindo o foco.

Além da memória, temos que alimentar o eu interior, e fortalecer a intuição, pois ela é que direciona a pesquisa. O circuito pode ser descrito da seguinte forma: começando pelo lampejo intuitivo, que levado ao cérebro, impulsiona a pesquisa, passando o resultado para o raciocínio que mobiliza a memória, fazendo análises e comparações, chegando a conclusões, tomando as decisões. No sentido inverso, quando estamos fazendo a leitura profunda ou observação atenta, damos ensejo para que o conhecimento seja internalizado e integrado com o conjunto de vivências acumulados em nossa consciência. Temos de agir da forma como escreveu Nitsche em um de seus livros, sobre o homem que atentamente recolhe a suma de tudo que lê, ouve ou observa.

Do jeito como as coisas andam, precisaremos de computadores dotados de programas para lerem as matérias publicadas destacando o que há de importante. Se isso está ocorrendo com as gerações mais velhas, com as novas é ainda mais preocupante, pois estão sendo submetidas a esse processo de busca rápida e superficial desde cedo.

Os seres humanos que obtiveram sucesso em seus empreendimentos, só o conseguiram porque tinham capacitação de examinar interiormente o conjunto de conhecimentos adquiridos e, assim, tomar as decisões acertadas que os destacaram por grandes realizações. Atualmente, há uma forte tendência para agir como máquinas através de programas fragmentados. Agindo como as máquinas, os humanos se tornam sem coração, suas construções se valem dos imediatismos, por isso não são duradouras, trazendo já na origem, um rastro de destruição e, para onde se olhar, nota-se a tendência para o caos.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


maria christina ferreira gomes comentou em 14/08/2011 - 17:08:21

Gostei imensamente do comentário de Ismael Dutra.
Parabéns pela clareza com que se comunica com as pessoas.
Que possamos usar mais a nossa intuição,
é o que desejo para todos.


Fernando comentou em 14/08/2011 - 17:08:27

É isso mesmo Ismael. Muito bom artigo.

Eduardo (makdisse@yahoo.com) comentou em 15/08/2011 - 15:08:17

Como o escritor Ismael Camargo Dutra sugere para reverter-nos esse quadro: deixando de usar o google tanto ou lendo mais atentamente? Abs, adorei o tema!

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.