RSS
 

O PAPEL DOS ROTARIANOS NO SÉCULO 21


13/09/2011



Como sempre, na simbólica Avenida Paulista, transcorreu a reunião do Rotary Club São Paulo Jardim América, realizada no dia 12 de setembro de 2011. O presidente Odilon Correia, havia convidado o companheiro Benedicto Dutra para falar sobre o papel dos Rotarianos no século 21. Dutra iniciou a sua apresentação com o lema rotário para 2011/2012: Conhecer a Si Mesmo Para Envolver a Humanidade, dizendo que atualmente poucos são os que conhecem a si mesmos, como importante fator para a realização dos seus sonhos.

Na linha da vida temos que aproveitar o tempo, com coragem, propósitos e direção. A hora de agir é agora, no presente.

No cenário atual estamos enfrentando tempos difíceis. Os acontecimentos nos atropelam, o tempo parece ficar cada vez mais curto. Não há tempo para pensar e refletir. Temos de olhar com coragem para nossos problemas e medos, pois, se fugirmos deles, ocultando-os de nós mesmos, não teremos como visualizar soluções e superá-los. Temos de cuidar da saúde fugindo do sedentarismo e da alimentação errada.

Estamos diante de um cenário preocupante de extremos: A população mundial está em sete bilhões, densamente concentrada nas cidades. Há uma grande lacuna na educação e preparo das novas gerações. Os recursos naturais estão no limite. Estamos enfrentando uma crise econômico-financeira e redução de empregos no ocidente desenvolvido. Ampliam-se os descontentamentos e conflitos. Há um aumento da violência urbana.

É lamentável que tenhamos chegado a tais extremos. A causa principal: O ser humano racional deixou de ouvir a voz do coração. Não sabe mais o que é isso.

O livro Mente Intuitiva, de autoria de Eugene Sadler-Smith, professor de Desenvolvimento Gerencial e Comportamento Organizacional da University of Surrey (School of Management), no Reino Unido, apresenta a ideia de que todos nós possuímos um cérebro dotado de duas mentes: uma analítica e a outra intuitiva, que atua como sexto sentido no dia a dia e nos negócios. Segundo o livro, a sociedade ocidental privilegia a mente analítica em detrimento da mente intuitiva, que ainda é pouco estudada.

Durante séculos temos confundido sentimento e intuição. Em seus livros, Oskar Ernest Bernhardt (Abdruschin) faz uma distinção entre sentimento e intuição, costumeiramente confundidos como sendo a mesma coisa, pois o sentimento se forma no cérebro através dos pensamentos, e nada tem a ver com o lampejo intuitivo captado de outras esferas e encaminhado para o cérebro para ser transformado em palavras e ações.

Os seres humanos que obtiveram sucesso em seus empreendimentos, só o conseguiram porque tinham a capacitação de examinar interiormente o conjunto de conhecimentos adquiridos e, com bom senso, tomar as decisões acertadas que os destacaram por grandes realizações.

O futuro da humanidade está intimamente ligado ao desenvolvimento das novas gerações. A base para fortalecer as novas gerações está no bom preparo para a vida. Responsabilidade na geração de filhos. Estamos necessitando de escolas para pais e mães, que devem ser bem preparados para transmitir, desde cedo, o sentido da vida para seus descendentes, transformando-os em seres humanos de qualidade, aptos a administrar a própria vida e contribuir para a melhora geral.

Temos de incentivar a formação pessoal de qualidade, para que as dificuldades da vida sejam enfrentadas com ânimo e disposição de alcançar um futuro melhor. Um futuro possível, que depende de nossa vontade e de nossa ação. Necessitamos eliminar os conflitos entre gerações e estabelecer cooperação e integração entre os mais idosos e os mais jovens.

É imprescindível estabelecermos como meta a formação de uma geração confiante e esperançosa, solidária e com bom preparo para a vida, disposta a construir um futuro promissor, cujos resultados certamente permanecerão ao longo do tempo.

(Companheirismo + bom humor + visão compartilhada) formam a base para as realizações criativas. Agir como estudantes dedicados que sabem brincar na hora do recreio, mas que sabem organizar equipes excelentes, grupos de pessoas que atuam juntas de forma extraordinária, confiando umas nas outras, complementando os pontos fortes e compensando as limitações, com um objetivo em comum maior do que os objetivos individuais, gerando resultados extraordinários.

Uma visão é realmente compartilhada quando temos um alvo em comum e assumimos comprometimento mútuo de manter essa visão, não só individualmente, mas em conjunto. Quando realmente compartilham uma visão, as pessoas sentem-se conectadas, ligadas por uma aspiração comum. Uma visão compartilhada conta com o verdadeiro comprometimento de muitas pessoas, pois reflete a visão pessoal de cada uma delas.

Rotary é companheirismo leal e sincero, que se consolida nas decisões e realizações compartilhadas entre os rotarianos em prol da melhoria das condições de vida da comunidade, construindo um mundo melhor. Rotary é dar de si antes de pensar em si. O que assegura a continuidade do Rotary é o bom companheirismo e a mútua consideração.

A autorrealização humana está nas atividades criativas, na busca das artes como expressão da alma, na conquista de saber progressivo, no esforço para fazer tudo com esmero e “dar o melhor de si sem pensar em si”, nas realizações que favoreçam o surgimento de melhores condições de vida. “Temos de usar as capacitações que recebemos para ajudar as pessoas e para melhorar o mundo… Nossos filhos merecem um futuro melhor”.

Queremos um Brasil rico, com boa educação para todos e preparo para a vida, e sem as misérias de milhões de excluídos da vida real. Para uma mudança de rumos se faz necessária uma mudança de atitudes. Os líderes precisam oferecer uma visão compartilhada de conquista de um futuro melhor para todos, com o esforço de todos, com saúde, educação e continuada melhoria na qualidade de vida da população.

Mais responsabilidade na geração de filhos, transformando-os em seres humanos de qualidade que se movimentem e respeitem a lei do equilíbrio entre o dar e o receber. Os pais e as mães precisam orientar seus filhos com responsabilidade para que, ao chegarem à escola, estejam capacitados para aprender com professores competentes e empenhados no desenvolvimento dos alunos.

Finalizando, Dutra complementou: nesta época de turbulência o Rotary pode e deve atuar com mais presença na busca de um futuro melhor, apoiando o bom e o benéfico e, com isso, atrair muitos jovens que caíram em desânimo com o aumento das dificuldades, para que se juntem a nós. Afinal os rotarianos fazem parte dos líderes planetários, pois agem com o coração.

OBS.: As reuniões do Rotary Club São Paulo Jardim América, fundado em 1969, realizam-se às segundas-feiras, às 20:15 horas, no Caesar Business, Av. Paulista, 2181.




Comentários:


Arnaldo Cezario (arnaldocezario7@hotmail.com) comentou em 14/09/2011 - 21:09:00

Sr:Benedicto Camargo Dutra,Boa noite;São pessoas como o SR.que nos dão esperanças de um Mundo melhor e não nos deixa cair no marasmo mundano que só puxa para baixo.
parabens: continue sempre neste seu firme proposito e convicção que um dia teremos um mundo melhor construido atravez de nossos esforços pessoais...

Abraços :

Arnaldo MT Brasil


Luiz Roberto Fava comentou em 15/09/2011 - 19:09:35

Parabéns pelas suas colocações.
O Mundo anda precisando, mesmo de uma "sacudida".
Abraços,
Fava


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.