RSS
 

NÃO SE PRENDA A NINHARIAS

Benedicto Ismael C. Dutra
15/11/2011



Na vida sempre nos defrontamos com dificuldades, depende de nós como vamos agir. Não se prenda a ninharias. Enfrente tudo com serenidade e alegria, engatando na corrente luminosa que conduz a um bom termo. Os inimigos ligados às correntes sombrias estão sempre prontos a atacar e causar danos. Pegam um punhado de desarmonia, fazem uma bola e arremessam-na contra o coração de suas vítimas. Se o atingido estiver desguarnecido vai perder o prumo. Se atacado várias vezes poderá ficar doente.

No entanto, com o sofrimento, a vítima ficou abalada e com humildade pediu ajuda, recebendo-a. Uma intervenção da Luz fez a bola de ruindade passar de raspão e tomar outro rumo para descrever um círculo e, celeremente, retornar ao arremessador, carregada com a mesma espécie para desencadear a justa reciprocidade.

Como fruto do egoísmo surgiu a moral do individualismo sem limites: “ame-se como se fosse o único ser humano na face da Terra, os outros que se danem”. Então não há o que estranhar se hoje mais do que nunca estamos sujeitos a muitas situações desagradáveis como consequência de nosso secular modo errado de viver. Todas as pressões se acumulam roubando a alegria e a esperança de melhoras.

Correndo atrás de ninharias descuidamos do corpo, deixamos de limpar a mente permitindo que ela flutue livremente em pensamentos sombrios. Não damos alimento para a alma, caímos no autoabandono e na inércia.

Assim tinha de surgir um ser humano muito aquém do que poderia e deveria ser. Vivemos no curto prazo, no hoje, sem planejar o amanhã. Temos de desenvolver propósitos de longo alcance, e nos dedicarmos ao propósito essencial do autoaprimoramento para uma vida significativa de realizações e aprendizado, cultivando a serenidade e a alegria de viver.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.