RSS
 

TOMADA DA ROCINHA

Benedicto Ismael C. Dutra
26/11/2011



A exemplo da favela do alemão, uma verdadeira operação antiterrorismo foi montada para a reintegração da favela da Rocinha ao Rio de Janeiro e ao governo constituído. Antes tarde do que nunca, mas bem que poderia ter sido mais cedo para não deixar comprometido o futuro de tantas gerações.

Uma das coisas que causou forte impacto foi saber que existiam apenas duas escolas públicas. Uma cidade ao abandono dentro de outra cidade. Outro impacto, a grande quantidade de drogas apreendidas. De aglomerado de moradias precárias, as favelas se transformaram em centros distribuidores de drogas que adquiriram forte valorização no mercado, face ao aumento de consumo devido  à decadência dos humanos que se entregam ao vício sem estabelecer propósitos mais nobres para a sua vida. Pelas imagens mostradas e pronunciamentos das autoridades parece que, enfim, há uma vontade de organizar o bairro e as condições de vida de seus moradores de forma civilizada.

Uma coisa que precisa ser lembrada permanentemente são as questões ligadas à saúde, alimentação e educação dessa população desesperançada. As creches se impõem como uma necessidade para o fortalecimento das crianças. Se a boa educação não começar na primeira infância, o futuro se torna incerto. Falta gente preparada. Faltam instalações e recursos dirão alguns. Recursos existem, só precisam ser melhor aproveitados. Existem muitos filmes e vídeos educativos que poderiam ser exibidos aos professores, assistentes, pais e pessoas desejosas de colaborar para que adquiram um conhecimento mínimo para a sua atuação. Torna-se indispensável que haja uma vontade efetiva de alcançar melhor qualidade humana, o que tem permanecido apenas no campo do palavrório falso.

Vejamos a questão da copa de futebol para 2014. Apesar das dificuldades, o dinheiro está aparecendo, pois foi considerada como prioridade, então há uma vontade política em ação. Embora as capitais estejam sendo preparadas para a copa, o mesmo não está ocorrendo com o saneamento básico e outros serviços essenciais. Muitos prédios estão sendo construídos, mas o esgoto continua circulando pela mesma tubulação restrita sem tratamento, emporcalhando o ambiente. Ou então, sendo despejado diretamente em rios e represas, fazendo a vida apodrecer, testemunhando que as boas intenções não eram verdadeiras.

Quando o aprimoramento da população for incluído no rol das prioridades, então surgirão os recursos e os resultados, pois significará que alguma maturidade foi alcançada e há um querer e uma vontade dirigida para isso. Continuamos fazendo feio na educação, pois grande parcela de crianças e adultos não sabem ler. Como disse o escritor Affonso Romano de Sant’Anna, em um de seus artigos, a  leitura não se limita à "alfabetização". A leitura não se limita à escola: trata-se de formar uma sociedade leitora, para o País enfrentar os desafios do século 21. A leitura é uma questão de segurança nacional.

Até parece que no Brasil as coisas são feitas para não funcionar ou para retardar o progresso. Senhores congressistas, deputados estaduais e vereadores, aqui é o nosso País, a terra prometida. Isto é: é aqui e não em outro lugar, que deverão ser aplicados os recursos e as capacitações humanas para a melhora geral da qualidade humana e de vida, por isso, supõe-se, é lógico, que o povo lhes tenha conferido o seu mandato. Muitos dos atuais problemas da humanidade surgiram pela falta de responsabilidade e interesse em resolvê-los. Consideração e generosidade também são fatores essenciais, no entanto, o egoísmo atua de forma impeditiva inviabilizando a conquista do progresso e da paz.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”,“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” e “A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade (Madras Editora)”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.