RSS
 

LONGEVIDADE E MORTE PREMATURA

Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008



São muitas as maneiras que os seres humanos empregam para encurtar a própria vida. Ao invés de cuidarem adequadamente do precioso corpo, dão a ele mal tratos sob diversas formas e maneiras.

Ninguém morre na véspera. Cada pessoa tem a sua hora. Os seres humanos que tiveram a permissão de passar algum tempo na Terra, não se apercebem que essas palavras induzem a um erro. É certo que temos um tempo determinado para abandonar o corpo perecível, mas pela falta de cuidados e vigilância poderemos encurtá-lo e muito.

O corpo é o mais precioso bem que possuímos, mas o ser humano encurta a sua vida entregando-se a vícios e paixões, fumando, excedendo-se no uso de bebidas e outros hábitos nocivos que não correspondem às necessidades sadias do corpo.

Devemos tratar do corpo com todo cuidado buscando alimentação sadia, repouso, movimentação, atividades construtivas mediante a utilização da intuição e do raciocínio de forma equilibrada. Segundo Abdruschin, com o fortalecimento unilateral do cérebro, que em sua conduta errada está sempre buscando o auto-endeusamento, muitas faculdades do corpo são oprimidas, faculdades essas que de outro modo teriam evoluído, para grande proveito do ser humano; outras por sua vez, somente podem desenvolver-se fracamente, enquanto que em geral surgem também muitas doenças, das quais a humanidade, do contrário, teria sido poupada. Tudo isso resulta numa constante e considerável abreviação da vida terrena.

O cérebro é um elemento do corpo terreno enquanto o sentimento intuitivo pertence à alma. O cérebro como parte do corpo é perecível, ao contrário da intuição, que faz parte da alma.

A vida humana deveria durar no mínimo cem anos, mas quando alguém consegue chegar a essa idade é tido como uma exceção. A grande maioria encurta a sua vida, vivendo constantemente com receio do inevitável, pois o espírito pressente que a vida não está sendo adequadamente aproveitada para o seu amadurecimento e progresso, para o reconhecimento do verdadeiro significado da vida. Quando o ser humano se ajustar ao seu papel na Criação, muitas doenças desaparecerão completamente e a vida atingirá uma duração surpreendente.

A vida é uma escola. É uma oportunidade fantástica para a alma de poder conviver num ambiente onde se reúnem as espécies boas e más, e disso extrair o aprendizado mediante o uso da livre escolha.

A vida é uma festa, basta olhar para as maravilhas da natureza para perceber isso. Mas, nesta fase tumultuada que o mundo vive, muito facilmente as pessoas estão se deixando vencer pelo desânimo e pelo cansaço, sem conseguir encontrar um caminho que conduza para a natural alegria de viver.

A morte terrena é um acontecimento natural. Alguns povos antigos tinham exata noção e tudo se processava naturalmente. Atualmente, com o afastamento do verdadeiro saber, há muita incompreensão e tudo é envolvido com muita morbidez, sendo o medo da morte aproveitado como meio de manter as massas assustadas e facilmente manipuláveis. Para não ficarmos presos aos temores, dispomos dos ensinamentos dados por Roselis von Sass em seus livros: “Sem terminar realiza-se o mistério da vida e da morte. O mistério da transformação e do renascimento!... Quem durante a vida se lembrar da morte, também viverá de tal modo, que não precisará temê-la!..."

A vida é para ser amada. Viver é bom. Temos que agarrar a vida com firmeza, com dedicação, sem temores, aproveitando bem o nosso tempo, pois cada dia que passa não volta mais. Existem, porém, muitos estímulos para que o indivíduo despreze a própria vida, como é caso da antiga canção brasileira, “ninguém me ama”, cujos versos dizem: “e hoje descrente de tudo me resta o cansaço, cansaço da vida, velhice chegando e eu chegando ao fim”. Isso não é só baixo astral, é veneno paralisante para mente e para o corpo. Não importa a idade, temos de conservar a saúde e atuar construtivamente todos os dias de nossa vida, dedicando todo o capricho seja lá o que tivermos de fazer, assim estaremos gerando formas positivas de pensamentos, o que impede a chegada da depressão.

Cada dia é um novo dia, uma nova disposição. Uma nova dedicação para que o dia seja bem aproveitado com atividades úteis e benéficas que favoreçam a conquista da maturidade espiritual. Quem não fizer isso joga fora o seu tempo, antecipa o desenlace.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.