RSS
 

2013

Benedicto Ismael C. Dutra
05/01/2013



2013 – Uma "tempestade perfeita" pode afetar a economia mundial a partir de 2013. O alerta é de Nouriel Roubini

Roubini alertou para o elevado déficit dos Estados Unidos, que pode despertar a “fúria” dos mercados contra a dívida do país, tal como aconteceu na Europa.

Questionado sobre a situação da Europa, Roubini prevê mais problemas, numa altura em que os líderes da região tentam encontrar uma solução para a crise grega e evitar o seu contágio a outros países.

O economista norte-americano defende que as autoridades precisam reestruturar as dívidas da Grécia, da Irlanda e de Portugal o mais rápido possível, considerando que adiar essa decisão pode resultar num processo de “default mais desordenado”.

http://economico.sapo.pt/noticias/roubini-antecipa-nova-crise-mundial-em-2013_120451.html


RELATÓRIO DA ONU Relatório "Situação Econômica Mundial e Perspectivas 2013" com previsões pouco otimistas para a economia mundial

O novo relatório lançado pela Divisão de Política de Desenvolvimento e Análise do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU indica que o crescimento econômico mundial foi consideravelmente mais fraco durante 2012, e espera-se que se mantenha frágil nos próximos anos.

Apontando que as fraquezas nas grandes economias desenvolvidas estão na raiz do abrandamento da economia mundial, o relatório sublinha que muitas dessas economias, em especial as europeias, estão presas num "ciclo vicioso de desemprego elevado, fragilidade do setor financeiro, riscos soberanos elevados, austeridade fiscal e baixo crescimento".

http://www.unric.org/pt/actualidade/31005-relatorio-qsituacao-economica-mundial-e-perspectivas-2013q-previsoes-pouco-optimistas-para-a-economia-mundial


CORRUPÇÃO – O capitalismo é intrinsecamente uma forma de organização econômica onde a corrupção está em toda parte

Professor Luiz Carlos Bresser Pereira, seus artigos revelam grande lucidez e coragem. Acho que o problema não está nos “ismos”, mas sim no ser humano que se corrompe devido à sua cobiça de dominar e se achar dono do mundo. Para o escritor Abdruschin, o homem entregou-se ao materialismo eliminando as aspirações mais elevadas, provocando cisões e ódio mútuo. Com a sintonização errada dos indivíduos, o falhar se tornou visível em toda a parte. Para onde quer que se olhe, há um quadro da mais desoladora confusão e miséria.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizcarlosbresserpereira/1208365-o-mensalao-as-elites-e-o-povo.shtm



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.