RSS
 

ESCOLA BRASILEIRA

Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008



No Brasil os estudantes são levados a se tornarem hábeis para decorar a matéria, porém não são estimulados a adquirir um raciocínio lúcido voltado para a aplicação do aprendido na solução dos problemas da vida real.

Temos que a prender a nos situarmos diante dos problemas que surgem a todos os momentos livrando-se da inércia e do comodismo buscando soluções com clareza e objetividade, sem ficar derrotado sem ação.

A educação precisa ser vista como prioridade e para tanto é necessário oferecer aos professores as condições de reconhecimento e consideração pelo seu trabalho. O conhecimento é o grande trunfo para enfrentar os problemas que se avolumam criando dificuldades para a sobrevivência humana. Por isso todo o conhecimento deve ser preservado e transmitido para que a vida possa se desenrolar num ritmo mais sadio, consentâneo com as leis naturais da vida.

Desde longa data o ensino tem sido relegado a plano secundário, manipulado, dificultado o acesso. Se quisermos ser bem sucedidos como seres humanos é indispensável que o conhecimento seja transmitido de formas que os estudantes aprendam a aplica-los na vida, mantendo clareza mental. A mente não pode ser considerada apenas um grande arquivo de informações. O conhecimento precisa ser aplicado na vida, em vivências para que se fortaleça com a intuição.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”,“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” e “A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade (Madras Editora)”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.