RSS
 

DISCUSSÃO, DEBATE, DIÁLOGO

Benedicto Ismael C. Dutra
07/03/2013



A interação pessoal se realiza sob as formas de discussão, debate ou diálogo, que influenciam a boa ou má convivência:

Na discussão, o emocional se sobrepõe à razão, embora na língua portuguesa também se use a palavra "discutir" para uma análise conjunta de alguma questão.

O debate também pode seguir o caminho da discussão e inflamar os debatedores que assumem posições em confronto. Mas é o diálogo que favorece o comprometimento das pessoas envolvidas em projetos e trabalhos em grupo. É o meio de alcançar boa convivência em grupo. Lamentavelmente, no Brasil prevalece a cultura da discussão e do debate.

É no dialogo que poderão ser alcançados os melhores resultados sem antagonismos, desde que as pessoas envolvidas estejam empenhadas em contribuir com o melhor de si, sem constrangimento, sem desejo de se sobressair, visando à compreensão e a busca das melhores alternativas.

O mundo corporativo precisa do diálogo, forma de integração na qual os participantes não buscam a vitória nem se comportam como adversários. O que importa é a busca da maneira correta.

No diálogo as pessoas procuram somar conhecimentos para que o grupo encontre, em consenso a melhor solução, e não a ideia de apenas um que a coloca de forma impositiva. No entanto, isso não elimina a necessidade de líderes sábios, que harmonizem e também conduzam para a conquista dos resultados almejados com firmeza.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.