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VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO INTERNO

Beatriz Azevedo Castro
22/03/2013



O período de profundas transformações da sociedade e da economia mundial, em especial nas duas últimas décadas, transparece a interdependência criada entre mercados e países no setor de serviços e no crescimento e sofisticação dos mercados financeiros.

Em decorrência deste novo cenário, as mudanças impostas às organizações que tem por um lado a pressão por redução de custos, neste momento generalizado de desaceleração de investimento e recessão nos principais mercados mundiais, por outro, tem a não menor contínua pressão por crescimento que obrigam executivos a gerar resultados de forma consistente.

Ressaltamos neste contexto a importância da informação ágil e consistente a ser utilizada na tomada de decisão, não apenas da alta direção, mas de toda a gerência que precisa compreender a conjuntura de mercado, conhecer metas, erros, acertos e com a filosofia da instituição fornecer bens ora tangíveis ora intangíveis.

Esse conhecimento, valioso para a empresa como um todo, existe de muitas formas e em muitos níveis. Pode estar implícito na competência dos indivíduos, nos relacionamentos de colaboradores que se articulam para desempenhar uma atividade, no reconhecimento dos pontos fortes e pontos fracos, nas lições aprendidas, nas expertises dos colaboradores e se tornam um diferencial a ser explorado internamente.

Na busca de solução para este contexto, as empresas começaram a perceber a necessidade da criação de uma cultura de aprendizagem contínua, onde colaboradores aprendessem uns com os outros, compartilhando inovações e melhores práticas, visando solucionar problemas organizacionais reais, através de ações de Gestão do Conhecimento – GC.

Como o propósito de um sistema de gestão de conhecimento é que tudo isto seja alcançado no menor tempo possível e com os menores custos, acreditamos que analisar em profundidade os recursos e processos da empresa e suas possibilidades futuras, é a base para o sucesso da memória corporativa, cuja finalidade é agregar esse conhecimento.

Converter conhecimento tácito em conhecimento explícito significa descobrir meios de dizer o indizível, onde o contexto multidisciplinar de um centro de memória possibilita identificar a importância dada à estratégia da empresa, através da documentação que comprova suas ações estratégicas, desde a fundação até os dias atuais.

Voltando-nos para a documentação gerada diariamente na empresa nas ações administrativas, técnicas e tecnológicas, é realidade que depois de serem interiorizadas e se tornarem conhecimento, são descartadas.

Em meio a documentos enviados para se tornarem arquivo inativo, estão projetos implementados com sucesso ou rejeitados sem justa causa, desenvolvimento de produtos e serviços e respectivos dados de desempenho; matérias-primas utilizadas, avaliações de clientes para diversas áreas e diversos períodos; aquisições diversas; fusões ou extinções de setores ou empresas, entre milhares de outros exemplos positivos ou negativos e muito, muito do conhecimento gerado internamente.
 

Neste cenário podemos afirmar que, algumas destas informações, quando retornam para a empresa e são disponibilizadas, se tornam fonte de input para outras, criando assim, um ciclo de criação de conhecimento dentro da própria empresa.

Com o passar do tempo estas informações vão se depreciando e como modificar esta situação e agregar valor novamente a estas informações?

Fazendo retornar nova informação para a base de conhecimento interno, que se juntará à anterior e a informação novamente adquire valor, algo semelhante a um valor atualizado.

Mas o tempo passa e novamente ela sofrerá depreciação, por isso o ciclo de criação e disponibilização de conhecimento dentro da própria empresa torna-se essencial.



Beatriz Azevedo Castro, Diretora Executiva – Espaço Conhecimento – associada ao Rotary Club de São Paulo
Comentários:


Jéssica Sevio Pompeo (jessica_sevillio@hotmail.com) comentou em 17/10/2015 - 21:10:42

Muio bem desenvolvido os parágrafos, fazendo com que se compreenda em a importunância do conhecimento interno dentro das empresas.

Muito obrigada por compartilhar seu grande conhecimento e informações.


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