RSS
 

MISÉRIA – Ninguém sabe o que fazer

Benedicto Ismael C. Dutra
16/05/2013



“Somos vítimas da miséria pelo avesso, porque poderíamos ter um país muito melhor se fôssemos mais generosos. Menos egoísmo seria bom para o ‘mercado’. Mas, a ‘tigrada’ do poder só pensa a curto prazo.

E o problema é que ninguém sabe o que fazer. Zygmunt Bauman, o filósofo polonês, estudioso da sociedade contemporânea, criador do conceito de ‘modernidade líquida’, diz coisas excelentes em um diagnóstico do mundo atual.

Aí, ele propõe três caminhos para diminuir a pobreza no mundo:
  1. conscientizar as pessoas de que crescimento econômico tem limites;
  2. mudar a lógica social dos governos, para que os cidadãos enriqueçam suas vidas por outros meios que não apenas bens materiais; e
  3. convencer os capitalistas a distribuir lucros não apenas segundo critérios financeiros, mas em função de benefícios sociais e ambientais.” (A. Jabor)
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,nossa-miseria-nao-esta-na-miseria,1031559,0.htm

Acrescentaríamos que, para alcançar o desenvolvimento humano pleno, não podemos descuidar do estudo da finalidade da vida. Para que vivemos nós na Terra?  Bauman constatou a incrível decadência humana, mas para encontrar as causas temos de ir mais fundo na análise da origem do ser humano e razão do seu existir.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.