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PRECISA DE EMPREGO? INVENTE-O

Thomas Friedman
16/05/2013



Quando Tony Wagner, especialista em educação da Universidade de Harvard, descreve seu emprego atual, ele se diz “um interlocutor entre duas tribos hostis”: o mundo da educação e o do trabalho; as pessoas que ensinam nossos filhos e aquelas que os empregam. Seu argumento, descrito no livro “Creating Innovators: The Making of Young People Who Will Change the World” (“Criando Inovadores: A Construção de Jovens Que Mudarão o Mundo”, em tradução livre), é de que os nossos ensinos fundamental, médio e universitário não estão, de forma consistente, “acrescentando valor e ensinando as técnicas que realmente importam no mercado de trabalho”.

E isso é perigoso, já que atualmente há menos empregos de nível técnico com altos salários – ocupação que sustentou a classe média da geração passada. Hoje, as únicas vagas de trabalho que pagam altos salários são aquelas que exigem profissionais altamente qualificados. As vagas de emprego voltadas para a classe média estão sendo excluídas, transferidas para outros postos ou temporariamente suspensas a um ritmo cada vez mais acelerado. Ou seja, cada vez mais, estas oportunidades requerem do funcionário mais habilidade, ou passam a ser desempenhadas por mais pessoas ao redor do mundo ou, ainda, estão sendo encerradas – e assim, se tornam obsoletas. Por isso, o objetivo da educação nos dias de hoje, argumenta Wagner, não deveria estar centrado em tornar as crianças “prontas para a universidade”, mas deixá-las “prontas para inovar”, para agregar valor a tudo o que fazem.

Isso é um grande desafio. Fui atrás de Wagner e pedi que ele me explicasse mais sobre o assunto. “Hoje, como o conhecimento está disponível em qualquer dispositivo conectado à Internet, o que você sabe torna-se menos importante do que o que você pode fazer com o que sabe. A capacidade de inovar – e de solucionar problemas de maneira criativa ou oferecer novas possibilidades – e pensar criticamente, saber comunicar-se e colaborar, são muito mais importantes do que o conhecimento acadêmico”. Como me disse um executivo, “nós podemos ensinar aos recém-contratados o conteúdo, mas não podemos ensiná-los a pensar, a fazer as perguntas certas e muito menos a tomar a iniciativa”, disse o especialista, por e-mail.

Para a minha geração foi mais fácil. Nós tínhamos que “encontrar” um emprego. Mas hoje, e mais do que nunca, nossos filhos terão que “inventar” um. (Felizmente, no mundo de hoje, isso se tornou mais fácil e mais barato). Claro, os mais sortudos encontrarão seu primeiro emprego, mas, com o ritmo de mudanças constantes que vivemos hoje, até mesmo estes sortudos terão de reinventar, redefinir e reimaginar esse trabalho com muito mais frequência do que seus pais, se quiserem avançar na carreira. Se isso é verdade, perguntei a Wagner, o que de fato os jovens precisam saber nos dias de hoje?

“Todo jovem continuará precisando do conhecimento básico, é claro”, ele disse. “Mas eles precisarão desenvolver ainda mais habilidades e motivação. Destes objetivos educacionais, a motivação é a que merece mais atenção. Jovens que são naturalmente motivados – e curiosos, persistentes e dispostos a assumir riscos – irão continuamente desenvolver novas habilidades e conhecimentos. Eles serão capazes de encontrar novas oportunidades, ou de criar as próprias, numa tendência que será cada vez mais importante, ao passo que muitas carreiras tradicionais tendem a desaparecer”.

Então qual deve ser o foco da reforma da educação hoje?
“Nós ensinamos matérias e aplicamos provas sobre assuntos que não são de interesse da maioria dos estudantes. Seja porque não irão precisar ou porque se tratam de temas que eles facilmente podem buscar no Google, mas que serão esquecidos assim que terminarem de preencher a prova”, disse Wagner. “Por isso, quanto mais tempo a criança passar na escola, menos motivada ela ficará. Uma pesquisa recente do Instituto Gallup (empresa de pesquisa de opinião, nos Estados Unidos) mostrou que o envolvimento dos alunos cai de 80%, no ensino fundamental, para 40% no ensino médio. Há mais de um século nós ‘reinventamos’ a escola de poucas salas e as transformamos em fábricas de estudantes com foco na economia industrial. Repensar as escolas do século XXI deve ser nossa maior prioridade. Precisamos nos concentrar em ensinar as técnicas e incentivar a vontade de aprender e fazer a diferença, resgatando os três mais poderosos ingredientes da motivação para a sala de aula: diversão, amor pelo conhecimento e propósito”.

O que isto significa para professores e diretores?
“Os professores”, Wagner disse, “precisam treinar seus alunos para que alcancem um desempenho de excelência, e os diretores devem ser líderes que incentivem a cultura de colaboração necessária para a inovação. Mas só é aplicado em prova o que é ensinado e, para isso, precisamos de uma ‘Prestação de Contas 2.0’. Todos os alunos deveriam ter boletins digitais que mostrassem a evidência do domínio de habilidades como pensamento crítico e comunicação, que eles desenvolveriam do ensino fundamental à pós-graduação. É importante o uso seletivo de testes mais rigorosos como o College and Work Readiness Assessment (que avalia o nível de preparação do aluno para o ingresso na universidade e no mercado de trabalho). Por fim, professores deveriam ser avaliados pela melhoria no desempenho de seus alunos ao longo do ano – e não por meio de um único teste realizado no mês de maio. Precisamos de escolas preparatórias onde os estudantes receberiam o diploma do ensino médio, após conquistar uma série de “medalhas por mérito” baseadas em habilidades adquiridas, como o empreendedorismo. E escolas onde todos os novos professores passassem por “residências” com professores mais experientes. E, ainda, os padrões de desempenho – não os padrões de conteúdo – deveriam se tornar uma norma em todo o sistema.

Quem está fazendo isso certo?
“A Finlândia é uma das economias mais inovadoras do mundo”, ele disse, “e é o único país onde os alunos saem do ensino médio ‘prontos para inovar’. Eles aprendem conceitos e criatividade mais do que apenas fatos, e podem escolher entre muitas das disciplinas optativas – tudo isso aliado a uma jornada escolar reduzida, com pouco dever de casa e quase nenhuma prova. Nos Estados Unidos, 500 escolas de ensino fundamental e médio filiadas à Deeper Learning Initiative, da Fundação Hewlett, e um consórcio de 100 escolas municipais intituladas EdLeader 21, estão desenvolvendo novas abordagens para o ensino do século XXI. Há também um número crescente de escolas “inovadoras”, como a Olin College of Engineering, o MIT Media Lab e a ‘D-school’, da Universidade de Stanford, onde os estudantes aprendem a inovar”.

Tradução: Elisa Parente – elisa@opovo.com.br

Fonte: O Povo



Thomas Friedman é colunista de assuntos internacionais do New York Times, três vezes prêmio Pulitzer de jornalismo e autor do best-seller O Mundo é Plano.
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