RSS
 

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA E RIQUEZA ESPIRITUAL

Benedicto Ismael C. Dutra
23/08/2013



Quando olhamos para o ensino fundamental e médio temos um panorama inquietante. Fica evidente que há muito por fazer em termos de qualidade para alcançarmos boa educação e desenvolvimento humano. Os pais devem ser modelos inspiradores para os filhos. Primeiramente devem oferecer exemplos de atuação espiritual evoluída, mas não podem deixar de orientar também sobre a importância da independência financeira, mostrando como alcançá-la.

Tanto o pai quanto a mãe devem ser os orientadores dos seus filhos na atual fase de asperezas e inquietações. As pessoas precisam reconhecer que a irritação e o mal humor são nocivos e prejudiciais. É comum as pessoas se deixarem tomar pela irritação e ficarem mal humoradas quando as coisas não dão certo. Reclamam de tudo. Permanecem presas a coisas erradas que já ficaram para trás, enquanto deveriam seguir em frente, com coragem e alegria.

Quando a pessoa lança pensamentos irritados, estes atraem a igual espécie, e podem criar o inferno ao redor, fazendo com que ninguém se entenda. A mente irritada lança flechas negativas que agridem a pessoa visada. Temos de ser cautelosos e aprender a controlar o temperamento, mantendo a calma e o bom humor, que também atraem a igual espécie, criando à nossa volta um ambiente de serenidade, o que nos aproximará das pessoas acolhedoras.

É também importante lembrar que a consideração humana representa uma atitude vinculada à humildade espiritual. Pessoas que se julgam superiores, arrogantemente oferecem pouca consideração ao próximo, por achá-lo insignificante. Insensíveis ao sofrimento alheio, caminham pela vida como se fossem os donos do mundo, buscando o máximo de satisfação para si mesmos.

É interessante observar no livro “Pai rico, pai pobre”, de Robert T. Kiyosaki, autor que foi pioneiro na divulgação do analfabetismo financeiro, a introdução feita por Sharon Lechter em que expõe que “Muitos dos jovens de hoje têm cartão de crédito antes de concluir o segundo grau e, todavia, nunca tiveram aulas sobre dinheiro e a maneira de investi-lo... Simplesmente, são analfabetos financeiros e, sem o conhecimento de como o dinheiro funciona, eles não estão preparados para enfrentar o mundo que os espera, um mundo que dá mais ênfase à despesa do que à poupança.”

Sharon também diz que se você for um jardineiro ou um porteiro ou até um desempregado, você tem a capacidade de instruir-se e de ensinar, a quem ama, a cuidar de si próprio financeiramente. Lembre que a inteligência financeira é o processo mental pelo qual resolvemos nossos problemas econômicos. Hoje estamos enfrentando mudanças globais e tecnológicas iguais ou até maiores que as ocorridas anteriormente. Ninguém tem uma bola de cristal, mas um fato é certo: à nossa frente descortinam-se mudanças que estão além de nossa realidade. Quem sabe o que o futuro nos trará?

A educação e o preparo para a vida são muito importantes para o desenvolvimento humano de qualidade. No entanto, é imprescindível que haja na base uma ética espiritualista, que concilie a riqueza material e espiritual, sem o que o ser humano não atua como deve para construir um mundo pacífico. Dessa forma, não correrá o risco de se tornar uma pessoa mesquinha como o Tio Patinhas, personagem dos quadrinhos infantis, ou um gastão irresponsável que se afunda em dívidas.

Como bem afirmou o escritor alemão Abdruschin no livro Mensagem do Graal: “Concedido vos é peregrinar através da Criação! Caminhai de tal maneira, que não causeis sofrimento a outrem, para satisfazer com isso qualquer cobiça ".



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.