RSS
 

BRASIL - DIFICULDADES ECONÔMICAS

Benedicto Ismael C. Dutra
13/10/2013



Seis importantes indagações sobre a economia brasileira feitas por Yoshiaki Nakano (professor e diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas) Quem poderia dar respostas e indicar como efetuar as necessárias correções? Como aglutinar a sociedade para pôr tudo em andamento e saímos desse estágio de atraso?

1- Por que a nossa carga tributária é um ponto tão fora da curva, da normalidade internacional, mesmo em relação aos países da América Latina?

2- Por que os serviços públicos brasileiros são tão ineficientes quando comparados internacionalmente, ficando, segundo estudo empírico do BCE, junto com os piores países africanos?

3- Por que a taxa de juros é tão mais elevada no Brasil do que nos nossos parceiros comerciais?

4- Por que os investimentos públicos em infraestrutura são tão baixos no Brasil de forma que o estoque de capital acumulado representa apenas 16% do PIB, quando a média mundial padrão é de mais de 70% do PIB, incluindo neste padrão muitos países emergentes?

5- Por que custa de 30% a 40% mais caro produzir no Brasil do que nos nossos principais concorrentes?

6- Por que permitimos que a nossa taxa de câmbio esteja, persistentemente, apreciada quando sabemos que isso transfere a demanda doméstica e empregos para o exterior?

Leia mais em: Valor.com.br



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.