RSS
 

O PLANETA PRECISA DA EDUCAÇÃO

Benedicto Ismael C. Dutra
03/12/2008



Em nosso planeta tão densamente povoado, os recursos naturais estão sendo consumidos em ritmo bem superior à capacidade da sua reposição, isso exige que seus habitantes estejam adequadamente preparados para vida, e para tanto é de fundamental importância o adequado preparo das novas gerações.

Atualmente, são poucas as famílias que contribuem efetivamente para a boa formação das crianças. Estudo divulgado pelo IBGE mostra a dura realidade da educação no Brasil. Estamos com 2,4 milhões de crianças analfabetas na faixa de 7 a 14 anos. Lamentavelmente, são crianças sem o menor traquejo com as letras.

Em tempos não muito distante, as crianças iam para a escola já sabendo os rudimentos da leitura aprendido com os pais que liam história para elas, e com sua curiosidade inata iam apreendendo a magia das letras e dos números.

Sem um adequado preparo essas crianças não terão condições para obter melhores condições de vida, podendo permanecer na pobreza e no subemprego, ou mesmo desviarem para atividades alternativas marginais.

O futuro da humanidade está intimamente ligado ao desenvolvimento das novas gerações. Pais preparados podem dar aos filhos uma boa formação moral e espiritual, boas escolas possibilitam transformar crianças e jovens em pessoas responsáveis e valorosas, aptas a organizar a própria vida; estes são fatores essenciais que promovem o progresso real.

A gravidade da questão é que as crianças estão perdendo a curiosidade natural para aprender coisas novas, permanecendo passivamente várias horas diante da TV. Assim dificilmente conseguirão adquirir aquele preparo tão necessário para o enfrentamento dos grandes problemas que já se fazem presente na vida. Além de não estarem aptos a darem a sua contribuição para o fortalecimento econômico do país, também não estão preparados para enfrentar os tempos difíceis das crises financeiras e ambientais que se avizinham.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.