A senhora poderia descrever um pouco melhor o conceito de educação integral?
"A educação integral diz respeito à integralidade do sujeito, ou seja, ela propõe trabalhar com o ser humano de forma mais ampla. O conceito de educação integral vai além dos aspectos da racionalidade ou cognição. Ele dá importância também ao olhar, às artes, à estética, à música, significa desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, espirituais, os valores, a saúde, o corpo. O ponto principal que o envolve tem a ver com uma outra lógica de aprendizagem. A gente não aprende só na escola, adquirimos cada vez mais conhecimento durante toda a vida. A relação que a educação integral tem com o espaço e o tempo é diferente da forma tradicional de educação que vemos na maioria das nossas escolas públicas. Estamos diante de um cenário de quebra de paradigmas da forma de conceber e trabalhar com a educação integral, haja vista a superação de barreiras culturais, que perpassam as relações interpessoais e de poder no caráter organizacional da escola, impregnado de heranças burocráticas, tecnicistas e formalistas. Torna-se um desafio trabalhar a ressignificação das ações pedagógicas."
O homem não e máquina. Para a educação integral do ser humano, teríamos de incluir no aprendizado das novas gerações algo mais, como a observação da terra, ou seja da natureza e seu funcionamento em sequência lógica; o desenvolvimento do senso de responsabilidade e a necessidade de reconhecer e respeitar a lei do equilíbrio em tudo o que fizermos, pois para cada coisa que recebemos temos de retribuir de alguma forma. Então estaríamos formando o homem integral, forte e desperto para a vida, apto a buscar inovações para enfrentar com coragem o desafio de buscar a continuada melhora nas condições de vida.
Fonte:
Porvir.org