RSS
 

BLUE JASMINE

Benedicto Ismael C. Dutra
30/11/2013



Mais um filme da safra dos realistas derrotistas, daqueles que levantam os problemas sem dar esperança alguma. Cate Blanchette tem um desempenho colossal como Jasmine. Ela é o filme. Hal é um ricaço que ganha dinheiro iludindo as pessoas prometendo rendimentos de 20%. Jasmine tem todos os atributos de mulher socialmente eficiente, que capitaliza vantagens para o marido. Ginger, a irmã de Jasmine é mais pacata e quer viver a vida de forma leve, sem grandes ambições, trabalhando duro e aproveitando os momentos como pode.

Qual seria a origem dessa safra de filmes que mostram o desdém e a frustração, sem no entanto apontar a saída, a não ser ir levando a vidinha como se pode, com trabalho, cerveja e televisão. Será porque a situação geral está apertando e está difícil achar a luz? Estamos saindo da bonança e adentrando na fase das vacas magras.

Ginger é simples e sincera, mas vive na real sem planos mirabolantes. Jasmine aprendeu a enfeitar a realidade com mentiras, mas a mentira tem pernas curtas e não leva para muito longe. No mundo todo, as mentiras estão sendo colocadas à mostra para que as pessoas percebam que estão vivendo de ilusões por um longo período. Está passando da hora de despertar para a vida real.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.