RSS
 

TRABALHO COM AMOR

Benedicto Ismael C. Dutra
20/12/2013



Estamos enfrentando tempos difíceis. O descontentamento e o mau humor fazem tudo piorar porque estabelecem uma ligação com as sombras. Confiança, alegria, pensamentos benéficos, abrem o caminho para o Céu, donde, continuamente flui energia da Luz para fortalecer os espíritos despertos.

Há muita aspereza no ar. Sentimos isso no trânsito apertado, no transporte precário, nos ambientes de trabalho, nos conflitos que se avolumam. Num mundo em que cada um só pensa em si e em suas vantagens, julgando-se melhor que os demais, os bons pensamentos e a consideração são a melhor forma de estabelecer a mútua cooperação entre os seres humanos. Cada um beneficiando o outro com pensamentos benéficos.  A Mensagem do Graal, de autoria do escritor alemão Abdruschin, nos ensina com bastante clareza a conservar puro o foco dos pensamentos e, desta forma, estabelecer a paz e ser feliz.

Atualmente, o trabalho se apresenta muito dividido, com tarefas monótonas e repetitivas; percebe-se uma atmosfera de falta de interesse e agonia. No entanto, todo o trabalho traz proveito espiritual, dependendo da forma como o executamos, se como robôs, ou seres humanos despertos. Seja na área de serviços, comércio ou indústria, é preciso estar sempre atento ao que fazemos, pondo a intuição em movimento, buscando a melhora.

Abdruschin, em Respostas a Perguntas, escreveu sobre o trabalho: “naturalmente, esse proveito será vivificado e aumentado quando houver também vontade e amor ao trabalho. Muitas vezes, porém, tais serviços são pontes que o respectivo ser humano ainda necessita para poder alcançar um alvo mais elevado, que o satisfará então inteiramente, trazendo-lhe assim alegria”.

A natureza coloca tudo à disposição dos seres humanos. É preciso definir o que queremos, estabelecer metas, seguir a lei do movimento permanente, buscar os meios, e ir avançando sem causar danos a outros. A pobreza e a miséria foram criadas pelos homens em sua ânsia de dominar, ou para satisfazer as suas cobiças. A Terra não deveria abrigar tanta precariedade. Os seres humanos deveriam ser sadios, alegres, em permanente evolução, sempre contribuindo para a melhora geral.

Ao término da Segunda Guerra Mundial, grande parte da Europa estava destruída. Os desesperados sobreviventes não tinham trabalho, nem com o que se alimentarem. Surgiram sonhos de progresso na América e na Europa. Mas novamente adentramos num período obscuro. Estados endividados, sem saber o que fazer para promover o crescimento.

Não basta que os governantes, agora pressionados pela insatisfação, busquem uma paliativa melhora no nível de consumo, para que a vida nas cidades não se transforme num caos. Esses líderes, na verdade, precisam merecer a confiança da população através do seu comprometimento com a melhora das condições de vida. Eles não devem lutar para se manter no poder a qualquer preço, mas sim encarar com seriedade a sua tarefa de administrar o Estado para o progresso e o bem geral, com ordem e oportunidades para todos que se esforçam na direção do aprimoramento humano.

Muitas coisas estão acontecendo como consequência de decisões erradas do passado. Os cidadãos, por sua vez, não podem ficar esperando que tudo lhes seja entregue de bandeja. O lazer é importante, mas as horas de folga não podem ser desperdiçadas inutilmente. É preciso que todos se esforcem, estudem, dediquem um tempo para as leituras, a fim de aprender continuamente, para serem úteis e beneficiadores da vida.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.