RSS
 

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL FAVORECEU TRAGÉDIA

Benedicto Ismael C. Dutra
10/03/2009



A sétima Pesquisa de Informações Municipais (Munic), divulgada em 12 de dezembro do ano passado pelo IBGE, revela que 90,6% das cidades brasileiras sofreram danos ambientais. E mesmo dispondo de serviços responsáveis pela área do meio ambiente, apenas 18,7% dos municípios conseguem fiscalizar a degradação de rios e matas.
 
A geografia de Santa Catarina contribui para os riscos das fortes chuvas, porém a situação foi agravada pelo fator humano. Blumenau tinha 157 mil habitantes em 1980; hoje conta com 290 mil. A região sofreu uma explosão demográfica. Mais grave: segundo levantamento do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Santa Catarina foi o Estado campeão de derrubadas da Mata Atlântica. No Vale do Rio Itajaí, um dos epicentros da tragédia, as florestas naturais poderiam ter contido, em parte, a força das águas e diminuído a proporção dos desastres.
 
Fonte Revista Brasil Rotário, fevereiro 2009
www.brasil-rotario.com.br



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.