RSS
 

GRAN TORINO

Benedicto Ismael C. Dutra
23/03/2009



Nesse filme, o que mais agrada é observar o surgimento da amizade desinteressada, aquela que estimula a ação construtiva, como é o caso do personagem interpretado por Clint Eastwood, sempre se ocupando com algo como aparar a grama do jardim ou consertar alguma coisa danificada.
 
Outra coisa importante é a indagação feita sobre o significado da vida e o enigma da morte, pois exatamente por desconhecer o significado da vida, os seres humanos estão vivendo de forma mecânica, sem alegria nem progresso real. Muitos seres humanos permanecem indolentes e acomodados, apesar do muito que há por fazer para criar beleza à nossa volta e amenizar a aspereza resultante da falta de consideração e amor.
 
O uso do cigarro como meio de preencher o vazio da vida não oferece um modelo edificante, ao contrário, mostra como é danoso para a saúde. A busca de soluções extremadas ou martirizações, como forma de reconciliação com o Criador, também não. No mundo de hoje temos que reconhecer as incoerências da civilização, investigar as suas causas e lutar para que os problemas sejam solucionados de forma humana, sem a morbidez que se tornou usual.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”,“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” e “A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade (Madras Editora)”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.