RSS
 

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Benedicto Ismael C. Dutra
08/04/2009



O filme francês, Entre os muros da escola, mostra as atuais dificuldades que os professores enfrentam. Os alunos chegam às escolas sem condições de aprender, pois os pais nem sempre têm o preparo para educar os filhos formando a base. As escolas transmitem muitas informações aos alunos, contudo sem apresentarem o essencial da vida.
 
Sem arrogância professor Françoise permitia aos alunos falarem de igual para igual. Ele estimulava os alunos a fazerem o autoretrato falando da própria vida, no entanto ele poderia ter estimulado nos alunos a busca de respostas para as perguntas: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Qual o propósito da vida?

Diante das dificuldades atuais temos que pensar em como poderemos melhorar a qualidade humana dos alunos; muitos deles querem desistir, revoltando-se, pois percebem que pouco aprendem sobre a vida. Nesta fase de tantos desajustes familiares e crise econômica, as massas despreparadas se tornam mais densas. Os governos precisam encarar como prioridade as verdadeiras necessidades educacionais da população.

É imperioso reverter a baixa qualidade de vida resultante da falta do propósito de buscar a permanente evolução humana. Estamos enfrentando uma grave crise social e muitos professores não conseguem evitar o constrangimento emocional nas salas de aula.

Os estudantes devem ser estimulados a buscar o conhecimento de si mesmos e da vida de forma natural, eliminando o ódio e a revolta, fortalecendo a individualidade, aprendendo a ter respeito e consideração pelo próximo. Eles têm que aprender a ler e a falar corretamente, mas os textos devem conter ensinamentos sobre a vida para que eles possam entendê-la, e então ficarem aptos a descobrir as artes, as ciências, as profissões, tornando-se cidadãos úteis e benéficos. Compreendendo o significado da vida, tudo o mais se torna proveitoso e utilizável. 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


telco hahimoto de menezes comentou em 02/10/2009 - 13:10:51

Meu caro colega,

Parabéns pelo seu site.

Abraços

Telco


Isabel (isabelmsaid@yahoo.com.br) comentou em 27/06/2011 - 20:06:52

Sr. Ismael,

Infelizmente, nossas escolas ainda estão distantes das reflexões que envolvem o sentido da vida e o auto-conhecimento. A disciplina de Filosofia, por exemplo, é uma das alternativas para favorecer essa reflexão, mas é obrigatória somente no Ensino Médio. Essa realidade, revela o quanto nossa formação é, sobretudo, conteudista, colocando em segundo lugar a verdadeira preparação para vida. A formação humana crítica e reflexiva precisa iniciar na Educação Infantil a fim de ser fortalecida no Ensino Fundamental e Médio. Enfim, a educação básica precisa ser de fato integral e articulada.
Abraço,
Isabel


Benedicto Ismael comentou em 29/06/2011 - 08:06:09

Prezada Isabel,
O filme também indica que o problema começa antes, no despreparo das mães, na desestruturaçao da famílias. A primeira infância é fundamental no desenvolvimento cerebral com bons exemplos sobre o respeito e consideração ao sentido da vida.
Por isso a grande importância da educaçao infantil e do bom preparo dos educadores e cuidadores para a boa formaçao das nova gerações.
Agradecdmos a valiosa colaboração.


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.