RSS
 

BREVE ABORDAGEM SOBRE SAÚDE MASCULINA


02/08/2014



Na reunião do RCSP realizada em16/07/2014, o foco do dia foi a saúdemasculina. O convidado seria o Dr.Alberto Azoubel Antunes, Médico,Professor e Coordenador do programa depós graduação da disciplina da Urologiae Chefe do setor de próstata da Divisãode Urologia da FMUSP – Faculdadede Medicina da Universidade de SãoPaulo. No entanto, o Dr. Alberto nãopode comparecer em virtude de cirurgiaque se prolongou, impossibilitando-ode participar e assim sua palestra sobre“Cirurgia de Próstata” como divulgadaserá remarcada. Com sua ausência,assumiu a tribuna o Companheiro doRotary Club de São Paulo e tambémMédico especialista em Urologia, JamilChade, que em breve participação, falouaos presentes, como segue:

“Coube a mim falar algumas palavrassobre um assunto que realmente é deimportância à nós, os homens, e asmulheres também, pois são elas queacompanham os pacientes (maridos efamiliares) aos consultórios. Elas levam osnossos pacientes, os nossos prostáticos àsconsultas. Gosto de ressaltar essa práticaenaltecendo as mulheres pela atenção,em especial as esposas, porque se nãofosse por elas, nós os homens vamosprotelando a ida ao especialista. Certodia se tem um compromisso, em outroo compromisso sempre presente seráoutro e assim os homens simplesmentenão vão ao médico fazer o seu examehabitual de próstata. Se o homem nãotem alguém na família que apresentealguma doença maligna ou câncer depróstata, ele relaxa e não procura fazerseu PSA, seu exame prostático que deveser feito a partir dos 50 anos de idade.

Diretrizes determinam que se o homemtem alguém na família, a necessidade doprimeiro exame prostático ocorre já aos45 anos de idade. Por mais incrível quepossa parecer, ainda nos dias atuais, oshomens de forma geral têm inúmerasdúvidas sobre o assunto. Em meuconsultório são comuns as perguntas é“o que é a próstata?”, “onde a próstata selocaliza?”.

Muitas vezes, diante de uma situaçãomédica na área, os homens se perguntam:“eu vou ao proctologista ou ao urologistaexaminar a próstata?”. Uma vez queo exame é feito pelo ânus, os leigosse amedrontam e se confundem, nãosabendo se a próstata deve ser examinadapelo proctologista ou se pelo urologista,que nestes casos é o profissional corretoa ser consultado, pois o ânus está forado reto e abaixo da bexiga. Quando auretra passa a ser comprimida por umapróstata alterada, o homem começa aapresentar sintomas como: levantarà noite para urinar, dificuldade paraurinar, jato de urina fraco, chegando àsvezes a urinar na calça. Começam entãoas discussões correntes com as mulheres,que brigam porque ele urina fora do vazo.

Esses são os sintomas que um prostáticoapresenta, tanto para um câncer depróstata e para a hipertrofia benigna depróstata. De qualquer forma realmenteé fundamental que esse homem sejaexaminado por um urologista. E quanto àpróstata? Qual é a sua função? Essa é umapergunta das mais impertinentes, mas quefrequentemente recebo em consultório. Oshomens precisam entender que a próstatana verdade não é um órgão sexual, elatem uma função exclusiva, necessária aoshomens na fase de reprodução. A próstataproduz uma enzima proteolítica quemelhora a qualidade do espermatozoide, éessa a única finalidade da próstata. Assimdurante a nossa vida dos 20 aos 40 anos deidade a próstata não cresce e permaneceno mesmo tamanho. Após os 50 anos aisim, vem o hormônio masculino que é atestosterona costuma apresentar alterações.

A hipófise começa então a produzirmais testosterona aumentando as célulasprostáticas dentro da próstata, o que fazcom que ela cresça; o combustível dapróstata é a testosterona. Quem tem atestosterona nos níveis normais, não teráa próstata aumentada, então porque apróstata cresce? Quando a testosteronapassa a ser produzida em níveis anormaise isso é muito comum. Eu mesmo já passeipor uma cirurgia de próstata e a partir dos50 anos a 70 anos todo homem deve fazero diagnóstico para a prevenção de câncerde próstata ou da hipertrofia benigna dapróstata; que mesmo com crescimentobenigno exige cirurgia. Na verdade, o quecresce é a glândula em volta da próstata quecresce e não a próstata em si. O crescimentoirregular da glândula ao redor da próstata,obstrui o canal urinário e nessa situaçãoé necessário um olhar mais cuidadoso doprofissional urologista; o médico precisaintervir.

Deixo-lhes essas recomendações muitoimportantes e espero que todos os homensbusquem esclarecimentos, conhecimentomédico sobre o problema e ao menorsinal de irregularidade e/ou no mínimodesconforto, façam seu exame prostático.

Áudio completo no site rotarysp.org.br, podcast.


Fonte: Rotary Club (pdf)



Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.