RSS
 

CONVERSANDO COM O HOMEM SÁBIO

Benedicto Ismael C. Dutra
11/07/2009



OLÁ PESSOAL – As coisas continuam acontecendo de forma acelerada pelo mundo e já estamos no segundo semestre deste ano de retração nas finanças e na economia. Nestes tempos de crise, a prioridade nas conquistas dos países atrasados deveria se concentrar na Educação, pois permanecemos com um enorme atraso em relação aos paises desenvolvidos. Segundo avaliações internacionais a capacidade linguística do aluno brasileiro e seu consequente discernimento, corresponde à de um europeu com quatro anos a menos na escolaridade, é um grande atraso que acaba se refletindo em tudo o mais, e de muito difícil recuperação.
 
Permaneci um tempo afastado por justa razão. Estive envolvido com o projeto do livro “Conversando com o Homem Sábio” – a visão de um melhor futuro. Pois é, o Diário Oficial da União, do dia 12 de maio publicou a portaria 08.944 do Ministério da Cultura, autorizando a edição e produção desse livro de minha autoria mediante a captação de recursos da Lei do Incentivo. Para mim isso significou um feito extraordinário, então me dediquei intensamente na execução do projeto e o livro já está na Gráfica Paym aguardando a sua vez para entrar nas máquinas impressoras.
 
O livro se destina aos jovens de todas as idades, como incentivo para que adquiram atitudes positivas em relação à vida. Sonhar com um futuro melhor. Ter inspirações enobrecedoras. Ninguém consegue sucesso sem se capacitar para ler adequadamente, através do hábito da leitura as novas gerações poderão ampliar o seu vocabulário e readquirir a imaginação criativa para fortalecer a busca do aprendizado contínuo, tão necessário em nossos dias de profundas mudanças.
 
O livro fala de propósitos de vida e significado da vida, ambos extraviados nesta fase de pouca cultura e muitas informações. Estamos no século XXI, a tecnologia já deu passos largos em inovações, mas o ser humano necessita alcançar a verdadeira consciência humana, por ser ela indispensável ao progresso harmônico e pacífico.
 
Enfim, deve surgir um novo foco na Educação voltando-se prioritariamente para desenvolver o ser humano que sabe harmonizar intuição e raciocínio que não se deixa abater, autoconfiante, que quer evoluir e alcançar suas metas sem precisar ser dominador ou alvo dos aplausos, sem precisar ferir o próximo com arrogância e truculência, que saberá tratar com serenidade e respeito cada pessoa merecedora disso. Será feliz e atuante, pois saberá como realizar seus sonhos e, tudo em sua vida, terá sentido.
 
A historia tem como cenário a excitante cidade de São Paulo, em meio à riqueza e à pobreza, um jovem, em seus conflitos e inquietações, busca pelo sentido da vida, esbarrando em muitos obstáculos para alcançar essa compreensão, percebendo a sobrevivência e a conquista da felicidade se tornarem cada vez mais difíceis.
 
Em sua caminhada, percebia muitas lacunas e incoerências que não resistiam à lógica mais elementar. Podia ver claramente as novas gerações ansiosas para dar um novo rumo à nossa trajetória, mas sem o devido preparo, a coragem e perseverança indispensáveis para enfrentar os grandes desafios. Depois de tantas andanças, já desanimado, finalmente o jovem encontra o Homem Sábio, e descobre que a vida é muito valiosa. Ele adquire uma nova forma positiva de enfocar os acontecimentos, passando a ver com clareza o significado e o sentido da existência, e isso o torna capaz de relacionar-se melhor com o mundo que o cerca — sua família, seu trabalho e o convívio em geral —, levando-o a uma evolução e um aprendizado contínuos.
 
Percebe, enfim, que os seres humanos não podem continuar deixando o coração esquecido, e precisam, com otimismo, contribuir para que o mundo se torne progressivamente mais belo para uma vida plena de felicidade.
 
Conversando com o Homem Sábio traz uma mensagem de esperança num melhor futuro, desenvolvendo uma percepção mais otimista, pois a vida é um presente muito precioso. Cada página traz um novo ensinamento. Plantando as sementes do aprimoramento do eu interior, a cada novo dia, mais forte será a confiança num mundo melhor.
 
Objetivo é incentivar o hábito da leitura e aprimorar o uso da palavra, indispensável para que tenhamos um raciocínio lúcido. Esta edição inicial será doada às escolas da rede pública de ensino. Mas vamos prosseguir levando o livro aos estudantes e ao público em geral através de palestras, divulgações e novas edições.
 
Quero expressar o meu contentamento e gratidão ao Todo-Poderoso, por ter permitido a realização desta obra. Também sou grato aos muitos amigos que deram seu auxílio para a concretização da mesma.

Este livro está disponível para compra na Asabeça




Este artigo está associado a um arquivo de Mídia, veja no link abaixo!

  Conversando com o Homem Sábio

Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


Francisco Portela (franciscoportela@marinapark.com.br) comentou em 13/07/2009 - 11:07:24

Caro Sr. Ismael,
Fico feliz eu ver seu novo trabalho!!
Sou leitor assíduo dos sites Library e Vida e Aprendizado...
Um abraço e lembranças para Sra Vilena.
(085) 4006.9595 - 9643.9900


Antonio Calvache (contato@tonicel.com.br) comentou em 29/07/2009 - 13:07:50

Parabéns, Sr. Ismael.
Que esse livro seja um grande passo para as mudanças tão necessárias no atual sistema de ensino, voltado unicamente ao desenvolvimento de cidadãos fiéis ao time do coração ao regime político atual e a Rede Globo


Francisco Portela (franciscoportela@marinapark.com.br) comentou em 16/04/2010 - 20:04:20

Fico feliz eu ver seu novo trabalho!!
Sou leitor assíduo dos sites Library e Vida e Aprendizado...


monica (monica.perfeitinha@hotmail.com) comentou em 04/06/2010 - 22:06:49

nossa que livro bom em adogo


Adenildo da silva lima (adenildoslima@hotmail.com) comentou em 03/01/2011 - 22:01:54

OLA QUERO DISER QUI O MELHO LIVRO QUE EU JÁ LIE É ESTE CONVESSANDO COM HOME SABIO.AMIN EDIFICOR MUITO OBRIGADO,UM ABRAÇO

leticia rodrigues (leticia.fonseca2008@hotmail.com) comentou em 30/03/2017 - 15:03:24

Um dos melhores livros de auto-ajuda que já li !!

Me incentivou a ler.. e li muitos outros livros depois desse.


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.