RSS
 

LIXÕES

Benedicto Ismael C. Dutra
12/12/2014



Até quando vamos manter os lixões nas cidades? Há uma tentativa de prorrogar o prazo mais uma vez. Será que não dá para planejar de forma mais séria? Mais uma questão para envergonhar. Lixões, lixo nos rios, lixo pelas cidades. Governo, empresas, população, parece que não se envergonham mais da sujeira, permitindo que a questão vá rolando no descaso, enfeiando a cidade, poluindo os rios e mananciais, enfim fazendo das cidades uma pocilga indigna de seres humanos conscientes e responsáveis.

Ariovaldo Caodaglio, presidente do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), vê com pesar a ideia de prorrogação do prazo. Ele observa que desde 2007 a lei geral de saneamento inclui os resíduos sólidos na gestão dos municípios, permitindo que eles recebam auxílio entes federais. "A lei de crimes ambientais permite que o Ministério Público possa enquadrar os prefeitos que descumprirem a lei, enquadrar o prefeito no que ele tem de mais caro - a elegibilidade".

Ele acha que tem de haver uma solução econômica para financiar a gestão de resíduos sólidos municipal e também mudar a mentalidade a respeito do lixo.

"O sistema tem um ranço paternalista. O cidadão tem de saber apenas que dia passa a coleta e deixar na porta. Se você perguntar para alguém em São Paulo se ele gera lixo, ele diz que não. Mas cada um de nós gera cerca de 1,1 kg de lixo por dia.".

"Temos de tratar de resíduos sólidos na educação ambiental. Incluir via movimentos sociais e nas grades curriculares", diz.


Fonte: Folha de São Paulo





Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.