RSS
 

LITERATURA E TEATRO

Thadeu Teixeira de Freitas
04/03/2015



Em 25/02/15, Alex Giostri, palestrante do dia no Clube, falou com propriedade e conhecimento da cultura brasileira, no que se refere a literatura e teatro.

Além de formação em cinema; pós-graduação em dramaturgia, em roteiro para cinema e também Mestre em Teoria Literária, área em que tem atuado como estudante e pesquisador. Especializado em sua área, já trabalha há 20 anos as obras de Freud e Lacan, focando em psicanálise voltada à questão da dramaturgia e das análises de literatura.

Com a cultura brasileira trabalha desde 1997 em literatura, cinema e teatro, com produções de peças teatrais e algumas produções de curta metragem, sobretudo e principalmente em filmes publicitários por vários anos. A partir de 2005 até o presente, incisivamente com literatura e teatro brasileiro.

Entre 2004 e 2005, depois de várias pesquisas sobre o teatro e a literatura no Brasil, seu pré-projeto de Doutorado, acabou montando sua empresa, a “Giostri Editora”, especializada em autores nacionais, que fará 10 anos em setembro de 2015 e que publica além de autores nacionais, livros sobre o teatro brasileiro, o que fez da Giostri uma das maiores publicadoras em catálogo de teatro no país.

Da década de 80 aos dias de hoje a editora possui em seu catálogo autores como Mauro Rasi, Maitê Proença, Flávio Marinho, Maria Adelaide Amaral, Lauro Cesar Muniz, Silvio de Abreu, Alcides Nogueira, Gero Camilo, Mário Viana, entre muitos outros. Tudo o que se faz e já se fez em dramaturgia no teatro brasileiro está catalogado por nós e são autores da linha de teatro. Em literatura nacional, temos inúmeros nomes como Antonio Carlos Secchin, acadêmico da ABL, Lêdo Ivo, Jefferson Del Rios, Benedicto Dutra, que também é um dos nossos autores com dois livros publicados em 2014, um sobre Desenvolvimento Humano e outro, uma reedição do Segredo de Darwin.

A linha de trabalho desenvolvida em meu trabalho está muito atrelada a cultura, apesar de priorizarmos a educação. Aliando a linha literária ao teatro, buscamos educar as pessoas mais novas, os nossos filhos, o adolescente e reeducar os adultos.

No Brasil damos muita importância à literatura internacional em detrimento da nossa própria. Temos muitos autores nacionais que fazem literatura de qualidade, porém estão lutando contra a corrente para conseguir que os próprios amigos leiam os seus livros, que as livrarias aceitem e comercializem suas obras e que os jornalistas dos grandes jornais resenhem o seu material publicado.

Como editores estamos tentando ano após ano inserir autores no mercado, nas escolas, em feiras literárias e também em bibliotecas públicas em todas as esferas, a fim de fomentar a literatura brasileira para os brasileiros para que leiam a literatura criada no país. Trabalhamos incentivando professores a apresentarem boa literatura a seus alunos, literatura nacional infantojuvenil e infantil para as crianças, que é a que mais nos interessa sob a ótica da educação, uma vez que estamos pensando na formação do pequeno indivíduo, do pequeno leitor. Pretendemos contribuir inicialmente com a formação das crianças e adolescentes, partindo da educação formal, que são os professores e então à reeducação do leitor adulto, como pais responsáveis que somos.

Neste ano teremos o Salão de Paris e a Giostri levará dois atores brasileiros, oficialmente representantes do Governo Federal através do Ministério da Cultura, o Sergio Roveri e Betty Milan, que falarão sobre dramaturgia brasileira. Para isso tivemos um treinamento sobre o mercado francês, que para a nossa surpresa, internamente é tão pequeno quanto o nosso em relação ao número de exemplares vendidos e leitores. Em 2013 estivemos em Frankfurt, que também produzem pequenas tiragens iniciais e próximas a nossa, com a diferença que a sobra por lá é muito menor.

O teatro também envolve a questão educacional. Precisamos fazer teatro de qualidade para envolver as pessoas. Hoje mantemos treze livrarias dentro de teatros procurando atrelar as duas culturas e promovendo o maior consumo de ambas. São onze livrarias em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Araras e de teatro, temos quatro montagens em Salvador/BA, com o foco de fomentar tanto a literatura como o teatro brasileiro.

É preciso priorizar o treinamento e o conhecimento pedagógico, trabalhar com os professores e com os pais, que são os formadores dos leitores futuros, daqueles que irão frequentar o teatro e nele terão teatro um programa importante, tanto como o cinema, de maior e mais fácil consumo e tantos outros concorrentes culturais ou não, mas que vão disputar a audiência e a preferência do público consumidor de arte e cultura independente da forma em que ela se apresente.




Presidente do RCSP Gestão 2014-15.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.