RSS
 

A ALFABETIZAÇÃO E A PROVA QUÁDRUPLA

Benedicto Ismael C. Dutra
13/04/2015



A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto, ou abecedário, o conjunto de letras utilizadas para escrever e se comunicar. Por meio dele o indivíduo adquire a capacidade para ler textos e transmitir suas ideias. Leitura é o ato de ler, a capacidade de interpretar, compreender, criticar, dar significado e produzir conhecimento. Os estudantes e as pessoas em geral necessitam dessas capacidades. A alfabetização deve capacitar para o desenvolvimento da boa compreensão, uso da linguagem de maneira correta e possibilitar maior clareza no pensar.

O analfabetismo é a incapacidade de ler e escrever, enquanto que a incapacidade de interpretar textos simples é chamada de analfabetismo funcional, cuja existência no século 21 se afigura como inadmissível. A alfabetização abre janelas possibilitando melhor socialização, a permuta de conhecimentos e acesso aos diversos bens culturais como livros, revistas, teatro, filmes.

A humanidade já alcançou a maioridade e a responsabilidade de prosseguir no caminho da evolução. As novas gerações devem receber estímulos para um voo ao mundo dos sonhos dos projetos enobrecedores, visando a formação de seres humanos investigativos, que fazem perguntas, pondo em ação as capacitações que dão ao ser humano a habilidade de observar e analisar os acontecimentos com lucidez para se conectar com o significado maior da vida, evoluir, ser feliz.

Precisamos olhar para o real e aprender com ele, movimentar o corpo e a mente, dando asas a intuição que ficou algemada nos esquemas de rígidas teorias. O que é mais real do que a natureza, suas belezas e sua lógica perfeita? Se quisermos formar cientistas inovadores e criativos, com os pés no chão, não nas fantasias teóricas, temos de olhar primeiro para a natureza e aprender com ela. Olhar para o presente e ver que futuro estamos gerando para nós mesmos.

Os Rotary Clubs difundidos pelo mundo têm se proposto ao longo de sua existência incentivar a paz e o aprimoramento da qualidade humana, tanto na saúde como na educação. Os programas de alfabetização recebem tratamento prioritário como uma de suas grandes metas. A experiência tem mostrado que a consulta sistemática da Prova Quádrupla, para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, é de grande utilidade para nossas ações.

Quando analisamos o que pensamos, dizemos ou fazemos perguntando: É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados?

Sem dúvida seria um valioso ensinamento a ser ministrado aos alfabetizandos, como forma de capacitá-los para uma vida melhor, de maior felicidade e êxito. Bastaria incluir nos programas de alfabetização orientações sobre a utilização da Prova Quadrupla.

O Brasil precisa fortalecer o preparo da população para uma vida construtiva, benéfica. Esperemos que possamos alcançar melhores condições de forma continuada. Por tudo isso torna-se indispensável o esforço para a alfabetização plena e preparo das novas gerações para a vida, dotando-as da capacidade de ler e interpretar textos, serem responsáveis quanto ao futuro próprio, da sociedade e do planeta, ampliando a capacitação de transformar em realidade o sonho de um mundo espiritualizado, pacífico e feliz, como sempre deveria ter sido, com a prevalência da sabedoria espiritual universal que rege o mundo.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.